REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Show full item record
Title:
|
REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA |
Author:
|
SILVA, Ciriane Jane Casagrande da; MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá
|
Abstract:
|
O artigo se propõe a tecer algumas reflexões acerca de como a área de educação especial
vem sendo pensada/tratada nos cursos de licenciatura das universidades brasileiras,
sobretudo ao primar por uma formação acadêmica que abarque os pressupostos essenciais
para uma prática pedagógica inclusiva, a qual é alicerçada na indissociabilidade dos três
pilares (ensino, pesquisa e extensão) da universidade. As reflexões mencionadas são
oriundas do curso de capacitação: Qualificando a prática pedagógica inclusiva ofertada
para os acadêmicos e estagiários da UFSC e de outras Instituições de Ensino Superior
(IES), na 4ª edição em 2019. O objetivo principal do curso foi contribuir na formação dos
participantes com conhecimentos teóricos e práticos da área de educação especial, com
vistas à prática pedagógica inclusiva na Educação Básica. A coleta de dados se efetivou
por meio de questionário online e na análise constataram-se duas categorias: as lacunas de
conhecimentos sobre a área de educação especial e os medos/anseios dos acadêmicos e
estagiários perante a experiência prática com estudantes público alvo da educação especial.
Por fim, concluem-se alguns aspectos: a intensificação da área de educação especial em
cursos de licenciatura nas universidades; maior interlocução entre as áreas do
conhecimento da educação em prol da educação inclusiva; ampliação de investimentos em
atividades de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de
licenciatura maior inserção em práticas pedagógicas na Educação Básica e no Ensino
Superior com os estudantes público alvo da educação especial. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar