REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
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dc.contributor.author |
SILVA, Ciriane Jane Casagrande da |
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dc.contributor.author |
MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá |
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dc.date.accessioned |
2019-07-28T22:49:51Z |
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dc.date.available |
2019-07-28T22:49:51Z |
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dc.date.issued |
2019-07-04 |
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dc.identifier.issn |
1983-6554 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199395 |
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dc.description.abstract |
O artigo se propõe a tecer algumas reflexões acerca de como a área de educação especial
vem sendo pensada/tratada nos cursos de licenciatura das universidades brasileiras,
sobretudo ao primar por uma formação acadêmica que abarque os pressupostos essenciais
para uma prática pedagógica inclusiva, a qual é alicerçada na indissociabilidade dos três
pilares (ensino, pesquisa e extensão) da universidade. As reflexões mencionadas são
oriundas do curso de capacitação: Qualificando a prática pedagógica inclusiva ofertada
para os acadêmicos e estagiários da UFSC e de outras Instituições de Ensino Superior
(IES), na 4ª edição em 2019. O objetivo principal do curso foi contribuir na formação dos
participantes com conhecimentos teóricos e práticos da área de educação especial, com
vistas à prática pedagógica inclusiva na Educação Básica. A coleta de dados se efetivou
por meio de questionário online e na análise constataram-se duas categorias: as lacunas de
conhecimentos sobre a área de educação especial e os medos/anseios dos acadêmicos e
estagiários perante a experiência prática com estudantes público alvo da educação especial.
Por fim, concluem-se alguns aspectos: a intensificação da área de educação especial em
cursos de licenciatura nas universidades; maior interlocução entre as áreas do
conhecimento da educação em prol da educação inclusiva; ampliação de investimentos em
atividades de ensino, pesquisa e extensão; oportunizar aos acadêmicos dos cursos de
licenciatura maior inserção em práticas pedagógicas na Educação Básica e no Ensino
Superior com os estudantes público alvo da educação especial. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
curso |
pt_BR |
dc.subject |
educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
prática pedagógica inclusiva |
pt_BR |
dc.title |
REGISTROS DE ACADÊMICOS E ESTAGIÁRIOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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