A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA

DSpace Repository

A- A A+

A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA

Show full item record

Title: A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
Author: GONÇALVES, Carla Amorim Neves; ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa; SILVA, Cátia Simone Ramos da
Abstract: O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos, é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem co-produtores dos conhecimentos da academia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
FURG - VISÃO DO ... O DA MULHER NA CIÊNCIA.pdf 637.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar