A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA
Show simple item record
dc.contributor.author |
GONÇALVES, Carla Amorim Neves |
|
dc.contributor.author |
ALVES, Amanda Cristina Dos Santos Costa |
|
dc.contributor.author |
SILVA, Cátia Simone Ramos da |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-26T17:31:14Z |
|
dc.date.available |
2019-07-26T17:31:14Z |
|
dc.date.issued |
2019-07-04 |
|
dc.identifier.issn |
1983-6554 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199310 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai
à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da
FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino
fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e
patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho
analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na
ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem
após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na
ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo
masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina
completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é
abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos,
é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que
se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do
MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na
interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem
co-produtores dos conhecimentos da academia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres |
pt_BR |
dc.subject |
ciência |
pt_BR |
dc.subject |
ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
A VISÃO DO ESTUDANTE DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A INSERÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar