LEITURA COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

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LEITURA COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

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Título: LEITURA COMO PRÁTICA TERAPÊUTICA COMPLEMENTAR NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Autor: NADAL, Lisandra Maria; MELLO, Jeniffer Cristina Rodrigues de; KANO, Ivan Takashi; STOCO, Ana Luiza
Resumo: A leitura de narrativas pode oferecer novas percepções sobre problemas psicológicos e comportamentais. Baseado nesse princípio, a biblioterapia, uma técnica de mudança de comportamento através do autoconhecimento, utiliza aspectos racionais e emocionais dos indivíduos na interpretação de textos e livros. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I Vovó Tonica, localizado no município de Jaguariaíva/PR, realiza atendimento a pacientes encaminhados após avaliação técnica, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O objetivo do projeto foi aplicar a biblioterapia como método alternativo de atração de leitores e prática terapêutica complementar a pacientes do CAPS, estimulando a criatividade, a empatia e a inserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade. A partir da prática da biblioterapia, através de oficinas, discentes e servidores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) buscaram fazer uso de variados tipos de textos e trechos de livros, com o intuito de desenvolver em conjunto diversas perspectivas acerca de um determinado texto, de modo que a compreensão pudesse ser apropriada para a vida dos pacientes. As oficinas eram realizadas quinzenalmente, e incluíam discussões em torno do tema abordado no material selecionado, além de uma atividade vinculada à leitura. Houve um crescente interesse das pacientes, que se sentiam à vontade para compartilhar opiniões e experiências relacionadas com o assunto debatido a partir de textos, livros, reportagens e poesias. A biblioterapia passou a ser um canal para compreensão crítica da realidade que as cerca e auxiliou também para que elas conhecessem melhor as oportunidades que têm disponíveis. Com o trabalho conjunto da equipe do CAPS e do IFPR, foi possível direcionar os textos trabalhados, despertando diferentes reações no grupo e estabelecendo um paralelo com a realidade de cada um na sociedade. Além disso, a aproximação desta parcela da comunidade com a equipe do IFPR permitiu a divulgação do espaço na esfera municipal e regional.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199216
Data: 2019-07-04


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