Fluxos de informação para a criação do conhecimento em curadoria de conteúdo: estudo de caso do programa Cómo Vamos

DSpace Repository

A- A A+

Fluxos de informação para a criação do conhecimento em curadoria de conteúdo: estudo de caso do programa Cómo Vamos

Show full item record

Title: Fluxos de informação para a criação do conhecimento em curadoria de conteúdo: estudo de caso do programa Cómo Vamos
Author: Gonçalves, Sicilia Vechi
Abstract: A necessidade de auto-orientação do ser humano, em meio ao excesso de dados disponibilizados na web, e o desafio de encontrar informações relevantes e com significado conquistam a atenção de organizações e redes para métodos de organização e consumo de informação, como a Curadoria de Conteúdo. A prática envolve um conjunto de atividades de identificação, seleção, validação, organização, descrição, manutenção e preservação de artefatos para fornecer conteúdo baseado na web, como tópicos e recursos em que uma comunidade específica vê valor. A Curadoria de Conteúdo potencializa a criação de conhecimento, dinâmica da inovação em cenários de transição permanente. Observada sob o modelo conceitual de Espaço Informativo de Boisot, a prática baseia-se em atos de codificação, abstração e difusão, em um ciclo de aprendizagem social com tecnologias, processos e pessoas para gerar soluções. O modelo de Boisot propõe a criação do conhecimento não como produto final, mas como um processo evidenciado nas etapas do ciclo. O objetivo deste estudo foi propor um constructo teórico com base em Curadoria de Conteúdo, sob uma perspectiva integrada de fluxo de informação e gestão do conhecimento para a criação do conhecimento. A partir de revisões integrativa e exploratória de literatura, caracterizou-se a Curadoria de Conteúdo e suas etapas, foram identificados os ativos envolvendo a ação humana e fez-se interrelação com as fases de Criação do Conhecimento Organizacional e o Ciclo da Aprendizagem Social, presente no modelo conceitual de Espaço Informativo. O constructo teórico resultante é decomponível em 22 subcategorias de análise e constitui-se de seis etapas, resumidas em Coleção de dados, atribuindo-lhes identidade de conjunto; Esboço conceitual, para organização, priorização e legitimação dos dados; Generalização para contextos, buscando-se o maior nível de abstração possível ao público determinado; Compartilhamento segmentado, estabelecendo-se métricas de audiência, uso da informação, difusão e monitoramento de conteúdo; Ativação da interação, por abertura de canais, monitoramento e convite ao debate; e Percepção de resultado, por coleta de respostas para absorção e reinserção em novos contextos. O constructo teórico foi aplicado a uma organização social que realiza curadoria, pelo estudo de caso único integrado da rede colombiana Cómo Vamos, temática sobre qualidade de vida. A aplicação em cinco unidades da rede foi viabilizada por entrevistas com coordenadores de Comunicação. A análise mostrou convergência das 22 subcategorias teóricas com o caso, com sete subcategorias totalmente convergentes e 15 com o acréscimo de descobertas. A aplicação viabilizou como novo conhecimento um compêndio de aspectos operacionais e práticos para potencializar criação de conhecimento em Curadoria de Conteúdo. O constructo teórico abre caminho para se consolidar um futuro modelo voltado à gestão de conteúdo em ambiente digital.Abstract : The need for self-orientation of the human being through the excess of data available on the web and the challenge of finding relevant and meaningful information gain the attention of organizations and networks for methods of organization and consumption of information, such as Content Curation. The practice involves a set of identifying, selecting, validating, organizing, describing, maintaining and preserving artifacts, to deliver web-based content such as topics and resources in which a particular community perceives value. The Content Curation empowers the creation of knowledge, the innovation dynamic in scenarios of permanent transition. Observed under the conceptual model of Boisot's Information Space, the practice is based on acts of coding, abstraction and diffusion, in a cycle of social learning with technologies, processes and people to generate solutions. Boisot's model evidences the creation of knowledge not as a final product, but as a process evidenced in the stages of the cycle. The objective of this study was to propose a theoretical construct based on Content Curation, from an integrated perspective of information flow and knowledge management to the creation of knowledge. Based on integrative and exploratory reviews of literature, Content Curation and its stages were characterized, the assets involving human action were identified and it was interrelated with the phases of Creation of Organizational Knowledge and the Social Learning Cycle, present in the conceptual model of Informative Space. The resulting theoretical construct is decomposable into 22 subcategories of analysis and consists of six steps, summarized in Data collection, assigning them the set identity; Conceptual outline for organizing, prioritizing and legitimating data; Generalization for contexts, seeking the highest level of abstraction possible to the target audience; Targeted sharing, establishing audience metrics, use of information, dissemination and content monitoring; Activation of the interaction, by opening channels, monitoring and invitation to debate; and Perception of results, by collection of responses for absorption and reinsertion in new contexts. The theoretical construct was applied to a social organization that conducts curation, through the single integrated case study of the Colombian network Como Vamos, thematic about quality of life. The application in five units of the network was made possible by interviews with communication coordinators. The analysis showed convergence of the 22 theoretical subcategories with the case, with seven fully convergent subcategories and 15 with the addition of findings. The application enabled as a new knowledge a compendium of operational and practical aspects to enhance knowledge creation in Content Curation. The theoretical construct opens the way to consolidate a model focused on content management in a digital environment.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198723
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0555-D.pdf 2.958Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar