As condições de vida, de trabalho e de escolarização dos migrantes nordestinos da construção civil na UFSC

DSpace Repository

A- A A+

As condições de vida, de trabalho e de escolarização dos migrantes nordestinos da construção civil na UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vendramini, Célia Regina
dc.contributor.author Queiroz, Janaina Gulart Oliveira de
dc.date.accessioned 2019-07-25T11:56:54Z
dc.date.available 2019-07-25T11:56:54Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 358943
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198660
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract Esta dissertação refere-se à produção e reprodução da vida de trabalhadores migrantes temporários nordestinos da construção civil quetrabalham no Campus central da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O objetivo principal é analisar as condições de vida, trabalho, moradia e escolarização dos trabalhadores migrantes no contexto das migrações na sociedade capitalista. A pesquisa parte de observações que foram realizadas no interior da UFSC acerca dos trabalhadores migrantes temporários que são contratados por empresas da construção civil e terceirizadas, a partir de licitações entre empresas e universidade. Os trabalhadores foram observados em plena atividade de trabalho, inclusive aos finais de semana, onde identificou-se que o espaço em que trabalhavam também era usado como moradia e cujas instalações evidenciavam condições de precarização e degradação, com intensa exploração do trabalho. A pesquisa de campo envolveu ainda conversas informais, registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com os trabalhadores migrantes e com empresas nos canteiros de obras na universidade. O método de análise que orienta o trabalho é o Materialismo Histórico Dialético. Buscamos nos autores clássicos e contemporâneos, como Marx, Engels, Harvey, Silver, Fontes, Antunes, Mészáros e Rummert analisar as contradições presentes na relação capital, trabalho e escolarização no contexto da sociedade capitalista e concretamente na vida dos trabalhadores. Mediante a pesquisa observamos que o capital para lucrar, expandir e acumular precisa realizar a expropriação dos trabalhadores. O trabalho ou a falta dele, o desemprego, tem sido o fator principal da indução dos trabalhadores a migrar. Estes abandonam a escola muito cedo, porque precisam trabalhar e reproduzem a mesma condição de vida e trabalho de seus pais. A baixa escolaridade dos entrevistados, a falta de acesso à escola e ao conhecimento e o conteúdo escolar alienado das necessidades da classe trabalhadora coloca como desafio a construção de um novo projeto educacional associado a um novo projeto de sociedade que permita as pessoas migrarem de um lugar para outro livremente e não movidos (forçosamente) pela necessidade de sobrevivência, visando a reprodução social para os interesses do capital.
dc.description.abstract Abstract : This dissertation refers to the production and reproduction of the life of temporary migrant workers from northeastern part of Brazil working at construction industry inside central campus of Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. The main objective is to analyse the living, working, housing and schooling conditions of temporary migrant workers in the context of migrations in capitalista society. In this way, we intend to investigate how their mobility affects schooling. The study is based on observations that were carried out inside UFSC about temporary migrant workers hired by insourced and outsourced construction companies through bids between companies and universities. The workers were observed in full working activity, including at the weekend, where it was identified that the space in which they worked was also used as housing and whose facilities showed conditions of precariousness and degradation, as well as intense exploitation of work. The field study included informal conversations, photo registry and semi-structured interviews with migrant workers and companies in construction sites at the university. The method of analysis that leads the study is the Dialectical and Historical Materialism. The method of analysis that leads the study is the Dialectical and Historical Materialism. We looked in the classical and contemporaneous authors as Marx, Engels, Harvey, Silver,Fontes, Antunes, Mészáros and Rummert analyzing the contradictions present in the relation among capital, labor and schooling in the contexto of capitalist society and concretely in the life of the workers. The work or the lack of it, unemployment, has been the main factor and induction that leads people to migrate. These abandon school very early because they need to work and they propagate the same life and work conditions of their parents. Interviewed poor schooling, lack of access to school and to the knowledge and working class alienated needs school content put a challenge to the construction of a new educational project associated to a new society project that allows people to migrate from a place to another freely and not forced by the needs of survival, aiming the social reproduction to capital interests. en
dc.format.extent 227 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Migração interna
dc.subject.classification Trabalhadores da construção
dc.title As condições de vida, de trabalho e de escolarização dos migrantes nordestinos da construção civil na UFSC
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PEED1380-D.pdf 2.448Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar