dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Silveira, Aline Dias da |
|
dc.contributor.author |
Loures, João Victor |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-25T11:53:05Z |
|
dc.date.available |
2019-07-25T11:53:05Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
357530 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198594 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2018. |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação discute as possibilidades, vantagens e desvantagens do uso de tecnologias em sala de aula para a produção de podcast de storytelling para o ensino de história no ensino fundamental. O podcast de storytelling informa entretendo, é um produto digital em formato de áudio, que tem como característica ser descomplicado, fácil acesso e transporte. A partir da promoção do contato dos alunos com fontes primárias, a produção de narrativas se fundamenta em conceitos básicos da investigação historiográfica, a fim de instrumentalizar a formação da consciência histórica crítica ao mesmo tempo em que lança bases para a construção e entendimento das narrativas históricas digitais. Durante o processo de desenvolvimento desta pesquisa, os alunos do Colégio Estadual Alberto Rebello Valente, em Ponta Grossa-PR, foram encorajados a produzir storytelling com metodologia de produção de conhecimento histórico sobre o período da Primeira Guerra Mundial, utilizando fontes disponíveis na internet. Dessa forma durante a produção das atividades realizadas com os alunos, foram discutidos, também, conceitos levantados pela história pública, como o acesso ao conhecimento histórico, produção, difusão e manutenção de narrativas históricas. Com o desenvolvimento deste tipo de atividade foi possível tornar a o saber histórico escolar de, apenas teórica, em prática, elevando o nível de participação dos alunos, ao mesmo tempo em que eles também se sentiram mais seguros do seu conhecimento e orgulhosos de sua produção. |
|
dc.description.abstract |
Abstract : This dissertation covers the possibilities, advantages and disadvantages of the use of technologies such as storytelling podcasts, applied in class to the teaching of History in elementary school. The objective is to cover the basic concepts of historiographical research, by exposing students to primary historical sources. As a result, this approach promotes critical historical consciousness, while laying the foundations for the construction of digital historical narratives. During the research, students from the Alberto Rebello Valente State School, in Ponta Grossa, PR, were encouraged to produce storytelling based on historiographical logic about the period of World War I, using sources available on the internet. Accordingly, during the activities carried out with the students, discussions were raised regarding concepts of public history, such as the access to historical knowledge, the production, the diffusion and the maintenance of historical narratives. This type of activity made it possible to transform the teaching of History from being only theoretical to being practical. As a result, the level of participation of the students was increased, while they also felt more confident of their knowledge and proud of their production. The podcast of storytelling informs and entertains at the same time. It is a digital product in audio format that is straightforward, easy to access and easy to transport. |
en |
dc.format.extent |
103 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
História |
|
dc.subject.classification |
Narrativas digitais |
|
dc.subject.classification |
Arte de contar histórias |
|
dc.subject.classification |
Ensino audiovisual |
|
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
|
dc.title |
Podcasts de storytelling : a produção de narrativas históricas digitais para o ensino de história |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado profissional) |
|