O gosto e suas implicações no planejamento pedagógico na educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC

DSpace Repository

A- A A+

O gosto e suas implicações no planejamento pedagógico na educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bassani, Jaison José
dc.contributor.author Rocha, Ricardo Augusto
dc.date.accessioned 2019-07-25T11:43:35Z
dc.date.available 2019-07-25T11:43:35Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 358928
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198415
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract O trabalho teve como objetivo analisar as implicações do gosto no planejamento das práticas pedagógicas da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC. Recorremos à produção no campo da Sociologia acerca do tema, notadamente o aporte bourdiesiano em torno dos conceitos de gosto, habitus e as modalidades de capital. Realizamos análise documental de referenciais orientadores do trabalho pedagógico e entrevistas semiestruturadas com três professores que atuam na Educação Infantil dessa rede de ensino. Os dados foram analisados qualitativamente e os resultados revelam a relevância do problema do gosto na documentação oficial como um eixo estruturante da proposta curricular, bem como pontua sobre as trajetórias pessoais e profissionais dos entrevistados e suas implicações para a consecução dos planejamentos e práticas pedagógicas.
dc.description.abstract Abstract : The objective of this study was to analyze the implications of taste in the planning of the pedagogical practices of Early Childhood Education of the Municipal Teaching Network of Florianópolis-SC. We turn to the production in the field of Sociology about the theme, notably the Bourdieuian contribution around the concepts of taste, habitus and the modalities of capital. We perform documentary analysis of guiding referents of the pedagogical work and semi-structured interviews with three teachers who work in Child Education in this teaching network. The data were analyzed qualitatively and the results reveal the relevance of the taste problem in the official documentation as a structuring axis of the curricular proposal, as well as the personal and professional trajectories of the interviewees and their implications for the accomplishment of the pedagogical plans and practices. en
dc.format.extent 169 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Educação infantil
dc.subject.classification Planejamento estratégico
dc.title O gosto e suas implicações no planejamento pedagógico na educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PEED1371-D.pdf 1.021Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar