Title: | Análise de eficiência energética em sistemas de iluminação: um estudo de caso na escola de educação básica de araranguá |
Author: | Dewes, Claudia |
Abstract: |
A iluminação de ambientes interiores de trabalho é regulamentada, no Brasil, pela NBR ISO/CIE 8995-1, que estabelece, entre outros parâmetros, o nível médio de iluminância de acordo com o tipo de ambiente. Ao atender essa norma, um projeto luminotécnico provê uma iluminação adequada às atividades que serão desempenhadas em um determinado local. Por outro lado, uma iluminação insuficiente ou em excesso pode acarretar numa série de problemas, tais como: danos à saúde, riscos de acidentes, má qualidade das atividades executadas, entre outros. Neste contexto, esse trabalho visa avaliar o sistema de iluminação de uma escola, com um estudo de caso aplicado à Escola de Educação Básica de Araranguá (EEBA). O objetivo do trabalho é verificar as condições do sistema de iluminação atual da escola, e propor melhorias que visem a eficiência energética aliada à adequação à norma de iluminação. Para isso, foram realizadas medições de iluminância in loco, e foi desenvolvido um modelo dos ambientes da escola no programa DIALux. Os resultados da análise no local em estudo evidenciam que o sistema de iluminação atual é deficiente, mas a substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes pode levar a uma melhoria na qualidade da iluminação, sem afetar significativamente o consumo de energia. Indoor lighting is regulated in Brazil by NBR ISO / CIE 8995-1, which establishes, among other parameters, the average level of illuminance according to the type of environment. In complying with this standard, a project provides adequate lighting for the activities that will be performed in a given location. On the other hand, insufficient or excessive lighting can lead to a series of problems, including health damage, accident risks, poor quality of activities performed, and more. In this context, this work aims to evaluate the lighting system of a school, with a case study applied to the Escola de Educação Básica de Araranguá (EEBA). The objective of the work is to verify the conditions of the current lighting system of the school, and to propose improvements that aim at the energetic efficiency allied to the adequacy to the standard of illumination. In order to achieve these goals, in loco measurements of illuminance were carried out, and a model of the school environments in the DIALux program was developed. The results of the analysis at the study site show that the current lighting system is deficient, but replacing lamps with more efficient models can lead to an improvement in lighting quality without significantly affecting energy consumption. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197886 |
Date: | 2019-07-09 |
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tcc_claudiadewes.pdf | 1.161Mb |
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