Title: | Determinação de cores dos solos na bacia hidrográfica do rio Marombas (SC) |
Author: | Kreimeier, Luiza Mantiça |
Abstract: |
O Solo é resultante de processos pedogenéticos. Dentre os atributos do solo, a cor é inicialmente a principal característica a ser percebida ao observar um perfil de solo, no campo, a cor é utilizada para identificar e classificar o tipo de solo. O sistema Munsell é ainda hoje o mais utilizado. A Carta de Munsell classifica as cores em três componentes, matiz, valor e croma, onde o matiz é a cor dominante, valor refere-se à tonalidade e o croma relaciona-se com a pureza da cor. Porém, este método convencional depende de fatores que não podem ser controlados, como a luz incidente no solo, percepção visual do observador e a referência das cores que podem se desgastar ao longo do tempo. A partir de informações do solo, podem-se aplicar diversos métodos matemáticos e estatísticos os quais fornecem como resultados, dados quantitativos da distribuição e gênese do solo. Esse tipo de estudo é também conhecido como pedometria, uma subárea da pedologia ou também uma ciência multidisciplinar dentro da Ciência do Solo capaz de facilitar a classificação dos solos. Dessa forma, buscou-se determinar as cores do solo e utilizar a linguagem computacional para analisar as cores de forma quantitativa. Foram determinadas as cores de 12 perfis de solo da Mesorregião Serrana do estado de Santa Catarina no sul do Brasil. Foi utilizada a carta de Munsell onde se obteve matiz, valor e croma, e utilizado a linguagem R para análise quantitativa das cores. Prevaleceram os matizes 2.5YR, 5YR e 7.5YR, valores variando de 3 a 4 e croma variando de 4 a 8 em profundidade. A análise quantitativa possibilitou uma melhor visualização de um perfil de solo em profundidade podendo relacionar a cor e seus atributos texturais além do carbono orgânico do solo. Contudo, mais estudos envolvendo a pedometria devem ser conduzidos, de modo a contribuir para a pedologia na classificação dos solos de forma rápida e precisa. The Soil is the result of pedogenetic processes. Among the attributes of the soil, the main characteristic is the perception of the soil profile, in the countryside, the color is used to identify and classify the soil type. The Munsell system is still the most used, the Munsell Color Chart classifies the colors in three components, hue, value and chroma, where hue is a dominant key, value refers to hue, and chroma is related to a purity of color. However, this conventional method depends on factors that can’t be controlled, such as light incident on the ground, visual perception of the observer and the reference of colors that can wear out over time. From soil information, several mathematical and statistical methods can be applied which provide as results, quantitative data of the distribution and genesis of the soil. This type of study is also known as pedometry, a sub-area of pedology or also a multidisciplinary science within Soil Science facilitating the classification of soils. In this way, we tried to determine as soil colors and to use a computational language to analyze the colors in a quantitative way. The colors of 12 soil profiles of the Marombas River Basin of Santa Catarina state in southern Brazil were determined. We used a Munsell Color Chart where we acquired hue, value and chroma and the R language was used for quantitative color analysis. Overcrow the hue 2.5YR, 5YR and 7.5YR, values ranging from 3 to 4 and chroma ranging from 4 to 8 in depth. A quantitative analysis allowed a better visualization of a soil profile in relation to its respective textural components, besides the organic carbon of the soil. However, further studies involving pedometry should be conducted in order to contribute to pedology in soil classification quickly and accurately. |
Description: | TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Curitibanos. Agronomia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197875 |
Date: | 2019-06-24 |
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TCC_Luiza_Kreimeier.pdf | 922.4Kb |
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Trabalho de Conclusão de Curso Agronomia |