A química orgânica e a análise sensorial: uma proposta de estudo dos grupos funcionais no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

A química orgânica e a análise sensorial: uma proposta de estudo dos grupos funcionais no ensino médio

Show full item record

Title: A química orgânica e a análise sensorial: uma proposta de estudo dos grupos funcionais no ensino médio
Author: Raitz Junior, Maurício
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo propor uma sequência didática abordando os conteúdos: grupos funcionais, polaridade solubilidade e análise sensorial, explorando o olfato e o paladar. Essa sequência constitui-se de até doze aulas para estudantes do 3o ano do ensino médio. A partir da temática de análise sensorial, busca-se contextualizar os conteúdos da química orgânica com a utilização da estratégia de ensino Estudo de Caso que irá trabalhar os grupos funcionais relembrando os conteúdos de polaridade e solubilidade estudados nos anos anteriores do ensino médio. Além disso, foram criados para essa sequência dois jogos didáticos com a finalidade de trabalhar os conceitos atrelados aos grupos funcionais, polaridade, solubilidade e análise sensorial, de maneira a tornar o ensino mais prazeroso aos estudantes e também ser uma ferramenta de avaliação e mediação da construção do conhecimento do estudante. Com o objetivo de tornar a aprendizagem mais estimulante aos estudantes e instigar o fazer científico, foi pensado ainda em um experimento que discute os conceitos de polaridade e solubilidade de compostos do cotidiano, no qual os estudantes devem sugerir alguns materiais, prever os resultados e realizar o experimento. O experimento também é parte fundamental para a conclusão do caso, que tem por objetivo estimular a formulação de hipóteses, a argumentação, a justificativa e a tomada de decisão dos estudantes frente a uma situação real e complexa. A sequência didática proposta busca contribuir para o aprendizado dos estudantes em química orgânica, para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, habilidades de comunicação, estimular a criatividade, a escrita, argumentação, discussões em grupo e desenvolvimento do senso crítico.The present work aims to provide a didactic sequence addressing the contents: functional groups, polarity solubility and sensory analysis, exploring smell and taste. This was a series of classes for students in the third year of high school. From the critical sensory analysis, we seek to contextualize the contents of the chemistry class with the use of the target teaching strategy of teaching from the years of pre-school education. In addition, they were created for the series of two didactic games with a series of works on the subjects attended by the groups of probing, polarity, solubility and sensorial analysis, in order to become more oriented to the students and also to be a tool of evaluation and mediation of student knowledge construction. In order to make learning more profound about students and to instigate scientific doing, it is not necessary to have a knowledge about the concepts of polarity and solubility of the compound of daily life. the experiment. The experiment is also a fundamental part of a conclusion of the case, which aims to stimulate hypothesis formulation, argumentation, justification and student decision-making in the face of a real and complex situation. The didactic class has a series of discussions on issues that can help in the learning of chemistry, to develop communication skills, to stimulate communication, writing, argumentation, group discussion and the development of critical sense
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197182
Date: 2018-06-20


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Maurício Raitz Junior.pdf 1.537Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar