Objetos de conhecimento em álgebra: a constituição do pensamento algébrico nos anos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

Objetos de conhecimento em álgebra: a constituição do pensamento algébrico nos anos iniciais

Show full item record

Title: Objetos de conhecimento em álgebra: a constituição do pensamento algébrico nos anos iniciais
Author: Pereira, Franciane Cristina
Abstract: A pesquisa relatada nesse texto teve como objetivo principal identificar, compreender e discutir, a partir de atividades propostas em livros didáticos, os objetos de conhecimento apresentados na área temática Álgebra. A investigação, de natureza qualitativa, parte de uma análise da unidade temática Álgebra da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focalizando os objetos de conhecimento subsidiadores do desenvolvimento do Pensamento Algébrico em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos localizar em livros didáticos de coleções aprovadas no PNLD 2019, algumas exemplificações de atividades relacionadas aos Padrões, Relação de Igualdade e Relações de Proporcionalidade, bem como discuti-las à luz da literatura disponível. Concluímos, que a constituição do Pensamento Algébrico é um processo que envolve diversas variáveis, das quais, destacam-se a influência de dois aspectos principais: a superação de dificuldades apresentadas nessa área da Matemática e o contexto de significados ao seu ensino.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196098
Date: 2018-11


Files in this item

Files Size Format View
franciane cristina pereira.pdf 892.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar