Reflexões sobre o trabalho docente da auxiliar de Educação especial na classe comum

DSpace Repository

A- A A+

Reflexões sobre o trabalho docente da auxiliar de Educação especial na classe comum

Show full item record

Title: Reflexões sobre o trabalho docente da auxiliar de Educação especial na classe comum
Author: Lima, Bruna Delfino de
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho docente da auxiliar de educação especial na classe comum. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, registros de experiências como auxiliar de classe, pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliografia utilizada, os trabalhos acadêmicos que mais contribuíram para a pesquisa foram os de Martins (2011), Schreiber (2012, 2017), Américo (2013) e Kleber (2015), que problematizam o trabalho docente da auxiliar de educação especial em diferentes redes públicas de ensino em Santa Catarina. Considerando que os trabalhos indicavam diferentes nomenclaturas, formação e atribuições para a auxiliar de educação especial, foi realizada pesquisa também em editais de processos seletivos e concursos públicos de prefeituras da Grande Florianópolis para identificar as diferentes nomenclaturas utilizadas por cada uma delas, formação mínima exigida e as atribuições desse cargo. Essas informações foram buscadas também no documento que descreve o cargo de Auxiliar de Classe de uma escola privada de Florianópolis. Tanto a leitura dos trabalhos pesquisados quanto os documentos de políticas de educação especial não indicam uma definição de nomenclatura, função ou perfil para a auxiliar de educação especial na classe comum. Cada rede pública e escola privada define suas regras. A atuação da auxiliar de educação especial na classe comum tem sido realizada de uma forma precarizada, excludente e esquecida. A auxiliar de educação especial é uma docente e faz muito mais do que somente cuidar, porém os documentos deixam claro esse caráter do cuidado nas funções da auxiliar de educação especial, deixando em segundo plano as funções pedagógicas dessa profissional.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196043
Date: 2018-11


Files in this item

Files Size Format View
bruna delfino de lima.pdf 623.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar