Reflexões sobre o trabalho docente da auxiliar de Educação especial na classe comum

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Reflexões sobre o trabalho docente da auxiliar de Educação especial na classe comum

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carneiro, Maria Sylvia Cardoso
dc.contributor.author Lima, Bruna Delfino de
dc.date.accessioned 2019-05-17T21:03:16Z
dc.date.available 2019-05-17T21:03:16Z
dc.date.issued 2018-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196043
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho docente da auxiliar de educação especial na classe comum. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa, registros de experiências como auxiliar de classe, pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliografia utilizada, os trabalhos acadêmicos que mais contribuíram para a pesquisa foram os de Martins (2011), Schreiber (2012, 2017), Américo (2013) e Kleber (2015), que problematizam o trabalho docente da auxiliar de educação especial em diferentes redes públicas de ensino em Santa Catarina. Considerando que os trabalhos indicavam diferentes nomenclaturas, formação e atribuições para a auxiliar de educação especial, foi realizada pesquisa também em editais de processos seletivos e concursos públicos de prefeituras da Grande Florianópolis para identificar as diferentes nomenclaturas utilizadas por cada uma delas, formação mínima exigida e as atribuições desse cargo. Essas informações foram buscadas também no documento que descreve o cargo de Auxiliar de Classe de uma escola privada de Florianópolis. Tanto a leitura dos trabalhos pesquisados quanto os documentos de políticas de educação especial não indicam uma definição de nomenclatura, função ou perfil para a auxiliar de educação especial na classe comum. Cada rede pública e escola privada define suas regras. A atuação da auxiliar de educação especial na classe comum tem sido realizada de uma forma precarizada, excludente e esquecida. A auxiliar de educação especial é uma docente e faz muito mais do que somente cuidar, porém os documentos deixam claro esse caráter do cuidado nas funções da auxiliar de educação especial, deixando em segundo plano as funções pedagógicas dessa profissional. pt_BR
dc.format.extent xx f. pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Auxiliar de educação especial pt_BR
dc.subject Trabalho Docente pt_BR
dc.title Reflexões sobre o trabalho docente da auxiliar de Educação especial na classe comum pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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bruna delfino de lima.pdf 623.5Kb PDF View/Open

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