ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCO MICROBIOLÓGICO (AQRM): UM ESTUDO APLICADO AOS USOS DAS ÁGUAS DA LAGOA DO PERI - FLORIANÓPOLIS/SC.

DSpace Repository

A- A A+

ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCO MICROBIOLÓGICO (AQRM): UM ESTUDO APLICADO AOS USOS DAS ÁGUAS DA LAGOA DO PERI - FLORIANÓPOLIS/SC.

Show full item record

Title: ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCO MICROBIOLÓGICO (AQRM): UM ESTUDO APLICADO AOS USOS DAS ÁGUAS DA LAGOA DO PERI - FLORIANÓPOLIS/SC.
Author: Cruz, Luiza Jofily Miranda
Abstract: Este trabalho avaliou o risco de um indivíduo adquirir uma infecção microbiológica através do contato primário e secundário com um manancial de água superficial contaminado, sendo o rotavírus e o adenovírus os patógenos de referência. Para tal, a metodologia da Análise Quantitativa de Risco Microbiológico (AQRM) foi utilizada e aplicada ao software @risk, o qual, através da Simulação de Monte Carlo, apresentou as curvas de probabilidade de infecção para diferentes cenários de exposição. Os resultados indicaram que o risco de infecção por rotavírus e adenovírus é alto em todos os cenários de exposição, apresentando-se maior para a atividade de nado, com um intervalo de probabilidade de infecção variando entre 65,9% e 88,9% para rotavírus, e 100% para adenovírus. As altas concentrações de adenovírus e rotavírus indicam que houve contaminação fecal no local de análise.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195657
Date: 2018-11-20


Files in this item

Files Size Format View
TCC II Luiza Jofily.pdf 991.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar