MAPEAMENTO E INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS OPERATIVOS PROVENIENTES DE UMA CONCESSIONÁRIA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA. ESTUDO DE CASO: CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA - CELESC S.A.

DSpace Repository

A- A A+

MAPEAMENTO E INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS OPERATIVOS PROVENIENTES DE UMA CONCESSIONÁRIA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA. ESTUDO DE CASO: CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA - CELESC S.A.

Show full item record

Title: MAPEAMENTO E INVENTÁRIO DOS RESÍDUOS OPERATIVOS PROVENIENTES DE UMA CONCESSIONÁRIA DISTRIBUIDORA DE ENERGIA ELÉTRICA. ESTUDO DE CASO: CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA - CELESC S.A.
Author: Lima, Fabiana Bruch de
Abstract: Para desempenhar suas funções, as empresas distribuidoras de energia elétrica utilizam diversos materiais que, após o seu tempo de vida útil transformam-se em resíduos. Estes resíduos gerados podem ser reaproveitados, tornando-se matérias-primas para confecção de outros materiais. Este trabalho objetiva mapear e inventariar os resíduos sólidos operativos gerados por uma empresa concessionária de energia elétrica no Estado de Santa Catarina, e ainda, analisar o potencial de reciclagem dos resíduos gerados. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa exploratória, através de visitas a campo, dados coletados junto à empresa, pesquisa bibliográfica e documental. Observou-se uma grande variedade de resíduos gerada pela concessionária, assim buscou-se analisar o potencial de reciclagem de alguns dos resíduos gerados. Com base em referências bibliográficas e informações junto a empresas de reciclagem, foi possível verificar que os resíduos gerados apresentam um grande potencial de reciclagem. Ainda, o estudo buscou realizar uma inventariação dos resíduos gerados entre Janeiro de 2018 e Outubro de 2018. Esse inventário foi realizado considerando a classificação de resíduos sólidos da ABNT NBR 10.004/2004. Observou-se a geração de resíduos classe I decorrente das atividades de manutenção, operação e desativação de linhas de distribuição de energia, porem notou-se também que a concessionária realiza medidas para o controle desses resíduos, encaminhando-os para reciclagem ou para aterro industrial.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195641
Date: 2018-12-17


Files in this item

Files Size Format View
TCC II Fabiana Bruch de Lima.pdf 2.899Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar