Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos com abordagem pedagógica para a EBM Donícia Maria da Costa

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Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos com abordagem pedagógica para a EBM Donícia Maria da Costa

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Título: Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos com abordagem pedagógica para a EBM Donícia Maria da Costa
Autor: Martins, Willian Ferreira
Resumo: Este trabalho aborda a oportunidade em propor um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma escola de educação básica municipal que proporcione o envolvimento pedagógico, fazendo deste uma oportunidade de educação ambiental transdisciplinar ao tratar os resíduos como ferramentas pedagógicas. Algumas práticas de gestão de resíduos sólidos já ocorrem na unidade escolhida, a Escola Municipal Donícia Maria da Costa, porém não estão institucionalizadas e acabam ficando a cargo de professores ou ainda ficam nas mãos de iniciativas pontuais de projetos em educação ambiental. Um destes projetos é o Coletivo Lixo Zero, coordenado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da UFSC, no qual bolsistas e voluntários trabalham a educação ambiental com os alunos da escola por meio de boas práticas em gestão dos resíduos sólidos. Com este plano pretende-se institucionalizar tais atividades e ainda propor novas formas de trabalho com os resíduos gerados no ambiente escolar, buscando tratá-los, na medida do possível, localmente. Com isto, evita-se que a responsabilidade pela destinação final passe para outras instituições como associações de catadores ou companhias de coleta de resíduos. De forma geral buscou-se entender de que forma é possível trazer a temática dos resíduos sólidos para dentro do ambiente escolar como caminho para conscientização e responsabilização da própria comunidade pela geração e tratamento dos resíduos. Com a consolidação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, foram determinados metas e prazos de adequação da gestão dos resíduos produzidos. Entre eles estão: implantação de leiras de compostagem, adequação dos contentores para que se inicie um processo de segregação na origem pelos alunos e também a criação de um Ponto de Entrega Voluntária de resíduos perigosos (como pilhas, baterias e lâmpadas), para toda a comunidade. Idealizados coletivamente, estes ajustes foram acordados com a direção escolar e incluídos no orçamento da instituição.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195622
Data: 2018-06-28


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