Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos com abordagem pedagógica para a EBM Donícia Maria da Costa
Show full item record
Title:
|
Proposta de plano de gerenciamento de resíduos sólidos com abordagem pedagógica para a EBM Donícia Maria da Costa |
Author:
|
Martins, Willian Ferreira
|
Abstract:
|
Este trabalho aborda a oportunidade em propor um plano de gerenciamento
de resíduos sólidos em uma escola de educação básica
municipal que proporcione o envolvimento pedagógico, fazendo deste
uma oportunidade de educação ambiental transdisciplinar ao tratar os
resíduos como ferramentas pedagógicas.
Algumas práticas de gestão de resíduos sólidos já ocorrem na unidade
escolhida, a Escola Municipal Donícia Maria da Costa, porém
não estão institucionalizadas e acabam ficando a cargo de professores ou
ainda ficam nas mãos de iniciativas pontuais de projetos em educação
ambiental. Um destes projetos é o Coletivo Lixo Zero, coordenado pelo
Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da UFSC, no qual bolsistas e
voluntários trabalham a educação ambiental com os alunos da escola por
meio de boas práticas em gestão dos resíduos sólidos.
Com este plano pretende-se institucionalizar tais atividades e ainda
propor novas formas de trabalho com os resíduos gerados no ambiente
escolar, buscando tratá-los, na medida do possível, localmente. Com
isto, evita-se que a responsabilidade pela destinação final passe para
outras instituições como associações de catadores ou companhias de
coleta de resíduos.
De forma geral buscou-se entender de que forma é possível trazer
a temática dos resíduos sólidos para dentro do ambiente escolar como
caminho para conscientização e responsabilização da própria comunidade
pela geração e tratamento dos resíduos.
Com a consolidação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
na Escola Básica Municipal Donícia Maria da Costa, foram determinados
metas e prazos de adequação da gestão dos resíduos produzidos.
Entre eles estão: implantação de leiras de compostagem, adequação
dos contentores para que se inicie um processo de segregação na origem
pelos alunos e também a criação de um Ponto de Entrega Voluntária de
resíduos perigosos (como pilhas, baterias e lâmpadas), para toda a comunidade.
Idealizados coletivamente, estes ajustes foram acordados
com a direção escolar e incluídos no orçamento da instituição. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195622
|
Date:
|
2018-06-28 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar