Interxtextualidade e dialogismo em diálogo com as novas tecnologias e a(s) literatura(s) contemporâneas no primeiro ano do ensino médio: portfólio do estágio I
Show full item record
Title:
|
Interxtextualidade e dialogismo em diálogo com as novas tecnologias e a(s) literatura(s) contemporâneas no primeiro ano do ensino médio: portfólio do estágio I |
Author:
|
Ferrari, Caroline; Rodrigues Lopes, Diego
|
Abstract:
|
Este Portólio contempla as etapas referentes à disciplina Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I (MEN 7001), em 2018/2: uma (breve) reflexão acerca das aulas ministradas, o projeto de docência juntamente com os planos de aula e o projeto extraclasse. O dialogismo/intertextualidade permeia todas as etapas deste projeto, à luz da teoria bakhtiniana. Através destes, objetivávamos fazer com que os alunos construíssem (sólidas) pontes entre o grande tempo e a contemporaneidade, ressignificando os conteúdos acerca da fase inicial da literatura portuguesa - os períodos Trovadorismo, Humanismo e Classicismo. Pretendíamos, ainda, não objetificar os gêneros do discurso ao longo de toda a jornada em classe, focando no reconhecimento de seus principais elementos através de leituras guiadas; compreendemos que o estudante não pode ser encarado como uma página em branco ou composto por lacunas, mas um ser dotado de histórias e vivências, que não devem ser ignoradas (BAKHTIN, 1981), mas alargadas... eis o papel primordial do professor. |
Description:
|
Portfólio do Estágio I (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195012
|
Date:
|
2018-12-06 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar