Interxtextualidade e dialogismo em diálogo com as novas tecnologias e a(s) literatura(s) contemporâneas no primeiro ano do ensino médio: portfólio do estágio I
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barbosa, Maria Luiza Rosa |
|
dc.contributor.author |
Ferrari, Caroline |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues Lopes, Diego |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-12T19:55:11Z |
|
dc.date.available |
2019-04-12T19:55:11Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195012 |
|
dc.description |
Portfólio do Estágio I (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Portólio contempla as etapas referentes à disciplina Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I (MEN 7001), em 2018/2: uma (breve) reflexão acerca das aulas ministradas, o projeto de docência juntamente com os planos de aula e o projeto extraclasse. O dialogismo/intertextualidade permeia todas as etapas deste projeto, à luz da teoria bakhtiniana. Através destes, objetivávamos fazer com que os alunos construíssem (sólidas) pontes entre o grande tempo e a contemporaneidade, ressignificando os conteúdos acerca da fase inicial da literatura portuguesa - os períodos Trovadorismo, Humanismo e Classicismo. Pretendíamos, ainda, não objetificar os gêneros do discurso ao longo de toda a jornada em classe, focando no reconhecimento de seus principais elementos através de leituras guiadas; compreendemos que o estudante não pode ser encarado como uma página em branco ou composto por lacunas, mas um ser dotado de histórias e vivências, que não devem ser ignoradas (BAKHTIN, 1981), mas alargadas... eis o papel primordial do professor. |
pt_BR |
dc.format.extent |
307 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Intertextualidade. Dialogismo. Literatura. Estágio. |
pt_BR |
dc.title |
Interxtextualidade e dialogismo em diálogo com as novas tecnologias e a(s) literatura(s) contemporâneas no primeiro ano do ensino médio: portfólio do estágio I |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar