Title: | Estratégias para o compartilhamento do conhecimento nos processos de hospitalização pediátrica visando o cuidado resolutivo |
Author: | Fossari, Ivana Maria |
Abstract: |
A sociedade do conhecimento vê o capital intelectual transformar-se em vantagem competitiva nas organizações onde informações e conhecimento são rapidamente articulados em redes. Nas organizações hospitalares, o modelo biomédico estabelecido é beneficiário desse processo dinâmico e complexo que se reflete, além das prescrições informatizadas, no acesso a exames laboratoriais e de imagens mediatizados pelo avanço tecnológico, que, diante do ritmo acelerado de seu desenvolvimento, coloca-se à frente, muitas vezes, do desenvolvimento das pessoas que habitam os espaços hospitalares. A medicina das conquistas científicas e tecnológicas, em contrapartida, perde gradativamente o olhar clínico generalista. No processo de hospitalização em pediatria, várias pesquisas nas áreas das ciências da saúde, humanas e sociais evidenciam que a abrangência da assistência à criança e acompanhante necessita do trabalho em equipe multidisciplinar para viabilizar o compartilhamento dos saberes na busca de uma visão sistêmica de saúde. A presente tese tem como objetivo estabelecer estratégias para o compartilhamento do conhecimento nos processos de hospitalização pediátrica visando o cuidado resolutivo. Para atingir o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa e, em relação a sua classificação geral é do tipo exploratória e descritiva, utilizando como estratégia de pesquisa, o estudo de caso. A coleta de dados ocorreu por meio dos métodos: revisão bibliográfica; pesquisa documental; grupos focais; e entrevista semiestruturada. A revisão bibliográfica ocorreu em dois momentos, a revisão sistemática da literatura com buscas em três bases de dados: Scopus, Web of Science e Medline e a pesquisa bibliográfica. Para caracterizar as duas organizações hospitalares escolhidas, foi utilizada a pesquisa documental priorizando os documentos pertinentes ao tema proposto. Assim como, a aplicação das técnicas de grupo focal com profissionais da saúde, e de entrevistas semiestruturadas com os acompanhantes das crianças hospitalizadas, para compilar dados advindos dos sujeitos de pesquisa. Os dados coletados foram analisados sob a ótica da análise temática, dando suporte à criação de vinte e nove estratégias que, posteriormente, foram validadas por especialistas, por meio do método Delphi, em três rodadas consecutivas. Ao final da terceira rodada, obtiveram-se vinte seis estratégias, sendo estas as estabelecidas para o compartilhamento nos processos de hospitalização pediátrica visando o cuidado resolutivo. Abstract : Knowledge society sees intellectual capital become a competitive advantage in organizations where information and knowledge are promptly articulated in networks. In hospital organizations, the stablished biomedical model benefits from this dynamic and complex process, which is reflected, in addition to computerized prescriptions, by the access to laboratory and image tests mediatized by technological development, which, in light of its fast pace, is often put ahead of the development of people inhabiting hospital spaces. In contrast, the medicine of scientific and technological achievements gradually loses the generalist clinical eye. In the hospitalization pediatric process, many researches in the health sciences, human and social sciences show that the reach of assistance to children and their companion need the work of an interdisciplinary team in order to enable knowledge sharing in the pursuit of a systemic vision of health. This thesis aims at stablishing strategies for knowledge sharing in the pediatric hospitalization processes, aiming at an effective care. In order to achieve the proposed goal, a qualitative methodological approach was used, and as for its general classification, is exploratory and descriptive, using the case study as a research strategy. Data were collected through methods: bibliographic review; documentary research; focus groups; and semi-structured interview. Bibliographic review took place at two different moments, the systematic literature review with searches in three databases: Scopus, Web of Science and Medlin, as well as the bibliographic research. In order to depict the selected hospital organizations, a documentary research was used, prioritizing documents related to the proposed subject matter. As well as the application of focus group techniques with healthcare professional and semi-structured interviews with adults accompanying hospitalized children, to compile data from research subjects. Collected data were analyzed under the optic of thematic analysis, supporting the creation of twenty-nine strategies which, later, were validated by experts, using the Delphi method, in three consecutive rounds. By the end of the third round, twenty-six strategies arose, all of them stablished with a focus on sharing in the pediatric hospitalization processes, aiming at the effective care. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194467 |
Date: | 2018 |
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PEGC0551-T.pdf | 4.027Mb |
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