Title: | Ler para ensinar a ler: o ensino de macrorregras de sumarização para professoras de língua portuguesa da educação básica |
Author: | Salete, Maria |
Abstract: |
Uma das principais dificuldades de leitores com baixa competência é identificar as informações principais, distinguir das secundárias e chegar à macroestrutura do texto de uma forma representativa e simplificada (WINOGRAD, 1984). Consequentemente, esses leitores apresentam dificuldades em tarefas de elaboração de resumos, revelando dificuldades de compreensão leitora. Diversos estudos defendem que as macrorregras são operações mentais para sumarização, que possibilitam a redução do número de proposições textuais, promovendo o acesso ao significado global de um texto (BROWN; DAY, 1983; BROWN; CAMPIONE; DAY, 1981; HUTCHINS, 1983, 1987; KINTSCH, 1998; KINTSCH; VAN DIJK, 1978; VAN DIJK; KINTSCH 1983; VAN DIJK, 2000; WINOGRAD, 1984; KARBALAEI; RAJYASHREE, 2010). Na presente pesquisa, defende-se que tais operações, quando trazidas para o nível da consciência, constituem estratégias para elaboração de resumos escritos, uma vez que contribuem para identificação das ideias mais relevantes. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do ensino de macrorregras de sumarização sobre o comportamento estratégico, relativo ao emprego dessas macrorregras, sobre o desempenho em elaboração de resumos, e também em relação ao desempenho em compreensão leitora. As participantes são professoras de Língua Portuguesa de escolas públicas da região de Camboriú-SC, e corretoras das redações do Enem, vistas aqui, não como docentes, mas como leitoras. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa de cunho intervencionista, caracteriza-se como qualiquantitativa, de natureza quase-experimental (GIL, 2010). Visando atingir os objetivos propostos, o estudo foi dividido em três fases: diagnóstico inicial, intervenção e diagnóstico final. Para realizar o diagnóstico inicial, os instrumentos utilizados foram: questionário de perfil leitor, pré-teste constituído de elaboração de resumo de texto expositivo, seguido de questionário com duas questões relativas à consciência da tarefa (WINOGRAD, 1984) e uma de compreensão global. A fase da intervenção foi realizada por meio de oficinas de leitura com vistas ao ensino das macrorregras de sumarização: apagamento/seleção, generalização e construção/integração. Para o diagnóstico final, foram repetidos os mesmos procedimentos e instrumentos realizados no pré-teste. A comparação entre o desempenho no pré-teste e as respostas dadas no questionário de consciência da tarefa indicaram maior conhecimento declarativo (saber que) e menor conhecimento procedural (saber como), uma vez que as professoras participantes demonstraram maior consciência da tarefa, mas baixo desempenho relativo à hierarquização das ideias na elaboração dos resumos. Após a intervenção, a comparação entre o desempenho no pós-teste e as respostas dadas ao questionário de consciência da tarefa permitiu observar que as participantes passaram a utilizar todas as macrorregras de forma mais consciente, melhorando o desempenho na hierarquização das ideias e na elaboração dos resumos, o que sinaliza maior conhecimento procedural e condicional. Quanto ao efeito do ensino de macrorregras, os resultados foram estatisticamente significativos (p<0,05) tanto na seleção das ideias, quanto na redução do número de palavras, o que indica que o ensino explícito das macrorregras produziu mudanças no comportamento estratégico e melhor desempenho em elaboração de resumos, indicando que houve maior compreensão leitora. Os efeitos positivos verificados no estudo apontam para a importância da formação continuada de professores formadores de leitores, voltada para o ensino de leitura como objeto de ensino. Abstract : One of the main difficulties for readers with low reading competence is to identify the text s main information, to distinguish it from the secondary ones, and get to the macrostructure of the text in a representative and simplified way (WINOGRAD, 1984). Consequently, those readers present difficulties in tasks such as summarizing texts, what reveals difficulties in reading comprehension. Several studies argue that the macro-rules are mental operations for summarization, allowing the reduction of the number of textual propositions, and promoting the access to the overall meaning of a text (BROWN; DAY, 1983; BROWN; CAMPIONE; DAY, 1981; HUTCHINS, 1983, 1987; KINTSCH, 1998; KINTSCH; VAN DIJK, 1978; VAN DIJK; KINTSCH 1983; VAN DIJK, 2000; WINOGRAD, 1983; KARBALAEI; RAJYASHREE, 2010). In this research, it is argued that such operations, when brought to the level of consciousness, compose strategies for writing summaries, since they contribute to the ideas hierarchical process. This being so, the aim of this study was to evaluate the effects of teaching summarization macro-rules on the strategic behavior, relative to these macro-rules, on the performance in writing summaries and in reading comprehension. The participants are Portuguese teachers from public schools in Camboriú-SC region, and proof readers of Enem essay, which are seen here, not as teachers, but as readers. Regarding the methodological aspects, this research, of interventionist nature, is characterized as qualitative-quantitative, and based on a quasi-experimental perspective (GIL, 2010). Aiming to reach the proposed objectives, the study was divided into three phases: initial diagnosis, intervention, and final diagnosis. In order to reach the initial diagnosis, the research instruments used were: reader profile questionnaire, pre-test consisting of summarizing an expository text followed by a questionnaire containing two questions concerning task awareness (WINOGRAD, 1984) and another of global comprehension. The intervention phase was carried out through reading workshops aiming the teaching of summarization macro-rules: deletion/selection, generalization, and construction/ integration. For the final diagnosis, the same procedures and instruments were repeated in the pre-test. The comparison between the performance in the pre-test and the answers of the awareness task questionnaire indicated greater declarative knowledge (knowing that) and less procedural knowledge (knowing how), since the participating teachers demonstrated a greater task awareness and low performance in the ideas hierarchy in the writing of summaries. After the intervention, the comparison between the performance in the post-test and the obtained answers of the awareness task questionnaire showed that the participants started to use all macro-rules in a more conscious way, improving the performance in the ideas hierarchy and the writing of summaries, what indicated greater procedural and conditional knowledge. With respect to the teaching of macro-rules, the results were statistically significant (p <0.05) both in the ideas hirarchization and in the reduction of the number of words. Those results indicate that the explicit teaching of macro-rules produced changes in strategic behavior and in a better writing summaries performance, indicating that there was a greater reading comprehension. The positive effects verified in this study point to the importance of the continuous teacher training responsible for the future teachers of reading as object of teaching. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194004 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0719-T.pdf | 1.674Mb |
View/ |