Title: | "Eles não se incomoda de só ter branco na sala": vivências de estudantes de ações afirmativas em práticas de letramento acadêmico |
Author: | Santos, Charlene Bezerra dos |
Abstract: |
O presente estudo analisa as vivências em práticas de letramento acadêmico, de estudantes advindos de grupos minoritarizados, que adentraram ao ensino superior via as políticas de ações afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tais vivências foram construídas a partir de minha inserção no Programa Institucional de Apoio Pedagógico ao Estudante (PIAPE), em 2014/1 a 2017/1, como tutora de linguagem, na oferta de cursos de Leitura e Produção Textual Acadêmica (LPTA) para alunos de graduação da instituição supracitada. Objetivou-se com a pesquisa entender as reverberações do PIAPE na UFSC, somado ao momento recente de implantação do sistema de políticas de cotas na universidade pública brasileira, bem como a problematizar a compreensão das práticas de letramento próprias desta esfera universitária, além das representações sobre os eventos de letramento e os significados distintos que assumem para o estudante cotista indígena, negro e branco. O aporte teórico se concentrou na redemocratização da instituição universidade e as políticas de expansão do ensino superior nas últimas décadas, admitindo a necessidade de novas epistemologias para a universidade plural e necessária a se (re)construir, interferindo assim em suas práticas de escrita no universo acadêmico. Optou-se por um paradigma qualitativo-interpreativista de pesquisa ancorado nos subsídios teóricos da Linguística Aplicada, a qual implementa uma agenda política transformadora/intervencionista e ética (FABRÍCIO, 2006) no trabalho com a linguagem. Os dados gerados na pesquisa interpretados à luz de pressupostos teóricos dos estudos do letramento (STREET, 1984) pautaram o olhar situado e analítico dirigido às práticas de escritas do indivíduo em seus contextos de interação. Nesse sentido, verificou-se que o processo de democratização da universidade na experiência universitária dos alunos cotistas conclama que políticas de permanência se deem concatenando implementações materiais e pedagógicas. Além disso, o PIAPE, na sua relação com a linguagem, é um programa que constitui intersecções entre os letramentos locais e globais, admitindo às práticas acadêmicas reflexões sobre a escrita, enquanto sistema simbólico e tecnológico, empregado em contextos específicos, para objetivos específicos (KLEIMAN, 1995). Abstract : The present study analyzes the experiences in academic literacy practices of students coming from minority groups, who entered higher education through the affirmative action policies of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). These experiences have been gathered since my admission to the Institutional Program of Pedagogical Support for Students (PIAPE, acronym in Portuguese) from 01/2014 to 01/2017, as a language tutor, offering courses on Reading and Academic Text Production (LPTA, acronym in Portuguese) for undergraduate students of the institution above. We aimed to understand the impact of PIAPE on UFSC, in addition to the recent implementation of the "quotas policy" system in Brazilian public universities. We also sought to problematize the understanding of literacy practices within the university sphere, the representations of literacy events, and the different meanings they have for indigenous, black and white "quota students". Our theoretical contribution focused on the redemocratization of the university institution, and on policies for the expansion of higher education implemented over the last decades. It assumes that new epistemologies are necessary for the plural university that needs to be (re)built, thus interfering with the writing practices within the academic world. We opted for a qualitative-interpretative research paradigm, anchored in the theoretical subsidies of Applied Linguistics, which implements a transformative/interventionist and ethical political agenda (FABRÍCIO, 2006) when working with language. The data generated by the research were interpreted in light of the theoretical assumptions of literacy studies (STREET, 1984), guiding a situated and analytical approach aimed at the writing practices of individuals in their interaction contexts. In this regard, it was found that the process of democratization of the university, according to the academic experience of quota students, calls for permanency policies that combine material and pedagogical support. Therefore, the PIAPE, in its relationship with language, as a program that establishes intersections between local and global literacies. The program also brings into academic practices reflections on writing as a symbolic and technological system, used in specific contexts, for specific purposes (KLEIMAN, 1995). |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193429 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLLG0721-T.pdf | 1.523Mb |
View/ |