Title: | Um modelo de processos de eco-inovação para a concepção de produtos |
Author: | Sampaio, Isadora Castelo Branco |
Abstract: |
A disputa acirrada pelo mercado consumidor leva as empresas aprocurarem diferenciais para seus produtos e serviços. Além disso, écrescente a demanda dos consumidores por produtos ambientalmentemelhorados. Dentro desse contexto, surge o paradigma de Eco-inovação,que aborda o desenvolvimento de inovações que proporcionam valor aocliente e ao negócio diminuindo o impacto ambiental e usando a questãoambiental como principal fator de diferenciação frente à concorrência.Esta Tese de Doutorado apresenta um modelo de processos de ecoinovaçãopara desenvolvimento de conceito de produtos. Após umaextensa e sistemática revisão da literatura, concluiu-se que os modelos deinovação encontrados não abordam eco-inovações da forma que o modeloproposto aborda, organizando o esforço de eco-inovação em fases bemdefinidas, cada uma com processos específicos e contando com o suportede metodologias e ferramentas para ajudar a executar as tarefas de cadaprocesso. A construção do modelo foi totalmente baseada na bibliografiacorrente sobre o tema, aliada a uma revisão sistemática de literatura,identificando elementos e processos relevantes para eco-inovação deprodutos. O modelo foi concebido de forma iterativa em ciclos de:pesquisa, montagem do design do modelo, avaliação por especialistas eajustes. Ao final, o modelo foi avaliado por um grupo de especialistasutilizando o método expert panel. Resumidamente, os especialistasconcordam que a sistematização presente no modelo e o uso de seuscomponentes, tem o potencial de melhorar as chances de sucesso de umainiciativa de eco-inovação, além disso, o detalhamento dos processos deeco-inovação presentes no modelo é muito útil, ajudando aoperacionalizar o modelo. Finalmente, os especialistas consultadosavaliaram que o objeto de pesquisa desta tese é um tema importante paraas empresas nos próximos anos (0-5 anos). Dessa forma é possívelconcluir que o modelo atende bem ao propósito do presente trabalho, queé oferecer uma ferramenta para guiar os processos de eco-inovação dentrodas empresas, servindo como uma referência para auxiliar os gestores amitigarem problemas e incertezas em iniciativas de eco-inovação,aumentando a capacidade competitiva das empresas. Abstract : Competitive markets push the companies to create opportunity andbenefits for their products. In addition, consumers have demanded forenvironmentally improved products. Also, arises a new paradigm for Ecoinnovation,addressing the development of products innovations thatprovide value to the customer and business, by reducing environmentalimpact, using the environmental issue as the main differentiating factor toincrease the competitiveness of products. This Thesis presents an Ecoinnovationmodel for developing new products concepts. After anextensive and systematic literature review, it was concluded that theinnovation models found do not address eco-innovations in the way theproposed model addresses, organizing the eco-innovation effort in welldefinedphases, each phase with its specific processes and supported by aset of methodologies and tools to help to execute the tasks of theprocesses. The model design is based in an extensive and systematicliterature review used to elaborated a model which identifies thenecessary phases and processes, besides a set of tools and methodologiesto support the eco-innovation. The proposed model in this thesis wasevaluated by a group of specialists in the research theme using the expertpanel methodology. In resume, the specialists, in majority, agree that themodel has the potential to improve the chances of success in an ecoinnovationeffort. In addition, the detailing of the eco-innovationprocesses present in the model is very useful, helping companies tooperate the model. Finally, the group of specialists evaluate that thistheme is an important issue for companies in the next years (0-5 years).In this way, it is possible to conclude that the model serves well thepurpose of the present work, to guide an eco-innovation initiative, byproviding adequate support to teams that develop eco-innovation. Themanagerial implication is that this work can serves as a reference modelto help managers to mitigate problems and uncertainties in eco-innovationinitiatives, thereby enhancing the enterprise competitive capacity. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192809 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0530-T.pdf | 2.987Mb |
View/ |