Title: | Habitat de inovação: construção do conhecimento em incubadoras |
Author: | Machado, Andreia De Bem |
Abstract: |
O desenvolvimento de um país pode ser mensurado pela sua capacidade de inovar. Um dos espaços que potencializam a construção do conhecimento são os denominados habitat de inovação , que se caracterizam pela grande quantidade de ativos de conhecimento. Nesse cenário de inovação, destacam-se as incubadoras como foco deste estudo, por serem espaços que potencializam a construção do conhecimento. Essa construção é facilitada pela adoção de um modelo de gestão. No Brasil, o uso do Modelo CERNE para certificação de incubadoras é recente. Nesta pesquisa, estuda-se o primeiro nível desse modelo, o CERNE 1, com o objetivo geral de propor um modelo de verificação do conhecimento para a certificação CERNE 1. A pesquisa desenvolve-se como exploratório- descritiva, de natureza aplicada. Para a análise dos dados coletados, foi adotado o método misto, com um olhar quali-quantitativo. Foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de um formulário on-line com representantes de incubadoras em processo de implementação do CERNE 1 e de entrevistas semiestruturadas com gestores de incubadoras já certificadas CERNE 1. A análise evidencia a necessidade de se definir diretrizes para verificação do nível de conhecimento promovido na certificação CERNE 1. Como resultado, apresenta-se o Celta um modelo para verificação da construção de conhecimento nas incubadoras certificadas pelo CERNE. Esse modelo foi estabelecido com base em cinco eixos empreendedor, capital, gestão, mercado e tecnológico e 21 diretrizes. Pode servir de referência para atestar a maturidade da construção do conhecimento nas incubadoras e nos demais espaços reconhecidos como habitat de inovação. Abstract : The development of a country can be measured by its ability to innovate. One space that potentializes knowledge construction is called innovation habitat . It is an environment with a great amount of knowledge assets. In this innovation scenario, the incubators develop an important role in leveraging knowledge construction. This construction is facilitated by a management model. In Brazil, the use of the CERNE model for incubator certification is recent. In this research, the first level of CERNE is studied in order to propose a knowledge construction model to get CERNE 1 certification. This research can be framed as an exploratory-descriptive and applied nature research. To analise the collected data, qualitative and quantitative methods had been mixed. A survey had been performed with an online form applied to incubators that were implementing CERNE 1. Also, a semi-structured interview had been made with incubators that got CERNE 1 certification. Thus, it had been identified a need for guidelines that show the knowledge construction in order to get CERNE 1 certification. As a result, a model called Celtic ( Celta in Portuguese) is presented, which has the purpose to check the knowledge construction in incubators with CERNE certification. This model is based on five axes (entrepreneur, technological, capital, market and management) and 21 guidelines. It can be a reference to attest to the maturity of the knowledge construction in incubators and other environments recognized as innovation habitat. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192808 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEGC0534-T.pdf | 4.254Mb |
View/ |