Determinação da carga térmica de uma edificação contêiner localizada na cidade de Araranguá/SC

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Determinação da carga térmica de uma edificação contêiner localizada na cidade de Araranguá/SC

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Title: Determinação da carga térmica de uma edificação contêiner localizada na cidade de Araranguá/SC
Author: Borges, Maria Lua Nicolini
Abstract: O uso de contêineres na construção civil iniciou-se com a necessidade de destinação de milhares de contêineres empilhados em portos nas regiões portuárias. É uma técnica sustentável de construção, pois se reutiliza uma matéria prima de alta qualidade, além de reduzir o consumo de recursos, como água, areia, tijolo, entre outros. Entretanto, devido à elevada condutividade térmica do principal constituinte, o aço corten, são necessárias alterações construtivas para adequar o contêiner como edificação e minimizar o desconforto térmico. A aplicação de estratégias construtivas para melhorar o comportamento termo-energético de edificações tem sido cada vez mais empregada nas construções atuais. Para analisar o impacto dessas estratégias no desempenho térmico de uma edificação, pode-se avaliar a carga térmica da mesma. Esta é definida como a quantidade de calor que deve ser retirada ou adicionada de um ambiente para manter condições de conforto térmico. Atualmente, existem diversos métodos e ferramentas para a determinação de carga térmica, sendo que a ASHRAE recomenda os métodos de balanço de calor (HBM) e das séries temporais radiantes (RTSM). Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo a determinação da carga térmica do projeto de uma edificação contêiner, que será a sede da associação Técnica sem Fronteiras Brasil, localizada em Araranguá/SC. Para a simulação térmica foi utilizado o software EnergyPlus, que tem como metodologia básica o método HBM. Além disso, avaliou-se a influência dos seguintes elementos construtivos no comportamento térmico da edificação: o uso de isolantes térmicos, uso de brises, orientação solar e a cor da envoltória. Com base na simulação, obteve-se uma diferença de 30% e 27% na carga térmica de resfriamento e aquecimento, respectivamente, quando comparado um contêiner bruto com a edificação contêiner estudada. Entre as estratégias construtivas analisadas, quando se trata de demanda de aquecimento, o uso de isolante térmico apresentou a maior influência. Em relação a carga térmica para resfriamento, a cor da envoltória e o uso de brises tiveram maior impacto.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192724
Date: 2018-11-29


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