O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
Show full item record
Title:
|
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos |
Author:
|
Rodrigues, Gabriel Vanzo
|
Abstract:
|
A evolução biológica é considerada um eixo central e unificador dos conhecimentos biológicos, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Nesse sentido, o enfoque evolutivo assume um importante papel para tais entendimentos, sendo o pensamento evolutivo indispensável para a compreensão das diferentes áreas da Biologia, ciência que explica os fenômenos da vida. A fragmentação do conhecimento científico no ensino básico dificulta a construção significativa dos conhecimentos biológicos pelos alunos e a promoção de sua formação cidadã. A compreensão dos fenômenos evolutivos, enquanto processo contínuo e unificador dos conteúdos biológicos no ensino, pode ocorrer por meio das mais variadas temáticas em Biologia. O presente trabalho discutiu acerca do potencial do enfoque evolutivo como elemento estruturador dos conteúdos que envolvem a diversidade dos seres vivos. Para isso, foram analisados documentos oficiais de orientação curricular que tratam o tema e resultados de questionários realizados com professores do Projeto de Educação Comunitária Integrar sobre o assunto. Com o resultado dessa pesquisa, foi possível propor uma sequência didática que possa colaborar no sentido de integrar os conhecimentos evolutivos ao ensino da diversidade dos seres vivos. Acredita-se que, assim, a construção dos conhecimentos a respeito desses conteúdos seja significativa, considerando os seres humanos como uma espécie animal que intervém no meio ambiente, bem como elucidar questões em relação ao processo evolutivo, de forma integrada. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283
|
Date:
|
2018-11-29 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar