O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos

DSpace Repository

A- A A+

O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Toni, Daniela Cristina de
dc.contributor.author Rodrigues, Gabriel Vanzo
dc.date.accessioned 2018-12-10T20:58:33Z
dc.date.available 2018-12-10T20:58:33Z
dc.date.issued 2018-11-29
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192283
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract A evolução biológica é considerada um eixo central e unificador dos conhecimentos biológicos, uma vez que sua compreensão é necessária para o entendimento de uma série de conceitos e processos biológicos. Nesse sentido, o enfoque evolutivo assume um importante papel para tais entendimentos, sendo o pensamento evolutivo indispensável para a compreensão das diferentes áreas da Biologia, ciência que explica os fenômenos da vida. A fragmentação do conhecimento científico no ensino básico dificulta a construção significativa dos conhecimentos biológicos pelos alunos e a promoção de sua formação cidadã. A compreensão dos fenômenos evolutivos, enquanto processo contínuo e unificador dos conteúdos biológicos no ensino, pode ocorrer por meio das mais variadas temáticas em Biologia. O presente trabalho discutiu acerca do potencial do enfoque evolutivo como elemento estruturador dos conteúdos que envolvem a diversidade dos seres vivos. Para isso, foram analisados documentos oficiais de orientação curricular que tratam o tema e resultados de questionários realizados com professores do Projeto de Educação Comunitária Integrar sobre o assunto. Com o resultado dessa pesquisa, foi possível propor uma sequência didática que possa colaborar no sentido de integrar os conhecimentos evolutivos ao ensino da diversidade dos seres vivos. Acredita-se que, assim, a construção dos conhecimentos a respeito desses conteúdos seja significativa, considerando os seres humanos como uma espécie animal que intervém no meio ambiente, bem como elucidar questões em relação ao processo evolutivo, de forma integrada. pt_BR
dc.format.extent 106 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Pensamento evolutivo; evolução biológica; ensino de biologia; sequência didática; biodiversidade. pt_BR
dc.title O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silvério, Lúcio Ely Ribeiro


Files in this item

Files Size Format View
T.C.C. - Gabriel Vanzo.pdf 1.138Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar