ESTUDO DE CONCEPÇÃO DE BIOFILTRO EM UMA REGIÃO COSTEIRA - ESTUDO DE CASO DISTRITO DO CAMPECHE, FLORIANOPOLIS/BRASIL

DSpace Repository

A- A A+

ESTUDO DE CONCEPÇÃO DE BIOFILTRO EM UMA REGIÃO COSTEIRA - ESTUDO DE CASO DISTRITO DO CAMPECHE, FLORIANOPOLIS/BRASIL

Show full item record

Title: ESTUDO DE CONCEPÇÃO DE BIOFILTRO EM UMA REGIÃO COSTEIRA - ESTUDO DE CASO DISTRITO DO CAMPECHE, FLORIANOPOLIS/BRASIL
Author: Assunção, Laura Beneti
Abstract: A crescente urbanização aliada a sistemas convencionais de drenagem, águas subterrâneas rasas e cenários futuros de mudanças climáticas formam um conjunto de ameaça para as cidades localizadas em zonas litorâneas, que podem sofrer com alagamentos e poluição das águas. No entanto, o uso de técnicas compensatórias de filtração/infiltração parece ser uma alternativa para o gerenciamento sustentável de águas pluviais nestas regiões. Neste contexto, este trabalho visa o planejamento de um biofiltro no Distrito do Campeche, Florianópolis/SC. A metodologia aplicada para seleção das áreas de contribuição e instalação levou em consideração o tamanho da área de drenagem, altura mínima do lençol freático, integração com projetos municipais, presença de áreas comerciais e residenciais e de fácil visibilidade pela população. Foi atribuído ao biofiltro o objetivo principal de tratamento de contaminantes, estabelecendo-se a altura do meio filtrante de 0,6 m, composto por uma mistura de areia, silte e humus. A zona de drenagem foi composta por brita em uma camada de 0,5 m de altura seguida de uma camada de transição formada por areia grossa e altura 0,1m. Uma altura de 0,2 m foi atribuída para a superfície de represamento. Como resultados das análises dos mapas de drenagem e níveis do lençol freático, bem como pesquisas junto ao site da Prefeitura de Florianópolis, foram selecionadas duas áreas ótimas para a instalação do biofiltro. Ambas localizadas numa área de crescente urbanização, intenso tráfego de veículos e sobre uma zona insaturada do Aquífero do Campeche com profundidade variando entre 2 e 5 m. O dimensionamento foi realizado através do método da curva-envelope, com curva de intensidade-duração-frequência do município de Florianópolis. A primeira área de contribuição é uma rua pavimentada de 350 m2 e o biofiltro dimensionado resultou numa célula de 25,2 m2. A segunda área de drenagem é também uma rua pavimentada, porém com uma área de 2875 m2, sendo calculada uma célula de 222 m2. Para a vegetação, foi sugerido o capim vetiver em 50% da área do biofiltro. Para os 50% restantes foram selecionadas plantas nativas da região ameaçadas de extinção. No entanto, recomenda-se para trabalhos futuros uma análise aprofundada das plantas mais adequadas para a remoção de contaminantes.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191304
Date: 2017-07-11


Files in this item

Files Size Format View Description
tcc_final_laura_assuncao_05-07.pdf 2.804Mb PDF View/Open TCC Graduação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar