ANÁLISE DE ÁREAS AGRÍCOLAS PARA DISPOSIÇÃO DO LODO PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DE TIJUCAS - SC

DSpace Repository

A- A A+

ANÁLISE DE ÁREAS AGRÍCOLAS PARA DISPOSIÇÃO DO LODO PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DE TIJUCAS - SC

Show full item record

Title: ANÁLISE DE ÁREAS AGRÍCOLAS PARA DISPOSIÇÃO DO LODO PROVENIENTE DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DE TIJUCAS - SC
Author: Campos, Gabriele Galvão Ferreira
Abstract: As soluções relativas a crescente produção de lodo advindo de ETEs representam um grande desafio no que diz respeito à sua disposição final adequada. Inúmeros estudos apontam alternativas sustentáveis que visam possibilitar seu reaproveitamento, reciclagem e reutilização. Dentre as tecnologias mais utilizadas, estão o reaproveitamento industrial (na fabricação de produtos cerâmicos, como telhas, tubos, tijolos e lajotas) e o reaproveitamento agrícola (como fertilizante orgânico, compostagem e recuperação de solos degradados), entre outros. A disposição agrícola, quando atende os controles de eficiência quanto sua estabilidade e concentração de contaminantes, apresenta-se como uma das alternativas mais adequadas para reutilização do lodo, pois promove a melhoria dos solos onde este biossólido é incorporado. Sua aplicação é recomendada como condicionador de solo e/ou fertilizante, promovendo a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo estudar a viabilidade das terras agricultáveis que possam servir para aplicação do lodo proveniente da Estação de Tratamento de Esgotos Tijucas, da SAMAE, localizada na cidade de Tijucas / SC. Para tanto, foi analisado o sistema de tratamento de esgotos domésticos de Tijucas para quantificar a produção de lodo e com isso calcular a área necessária à aplicação desse lodo na agricultura. Posteriormente foi realizada a avaliação de aptidão dos solos da área de estudo, que compreende 30 municípios, gerando um mapa de aptidão dos solos. Utilizando o ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas), foram calculados e construídos os mapas com as áreas aptas a disposição do biossólido. Foi adotado para este estudo um raio de 40 km tendo como ponto central o local de instalação da UGL (Unidade Gerencial de Lodos) possibilitando selecionar as áreas viáveis para incorporação do lodo de esgoto. Os resultados mostraram que a necessidade de área para disposição do lodo da ETE Tijucas/SC foi de 1490 hectares, sendo que a demanda encontrada para este estudo foi de 1234 hectares. Constatou-se que a disposição agrícola do lodo é viável do ponto de vista técnico e ambiental, pois além de suprir as necessidades de área necessária, esta técnica reproduz os processos da natureza por promover a ciclagem de nutrientes e contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191296
Date: 2017-06-28


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC2 - Gabriele Galvão Ferreira Campos.pdf 1014.Kb PDF View/Open TCC Graduação

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar