Modelo de maturidade do sistema de educação corporativa

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de maturidade do sistema de educação corporativa

Show full item record

Title: Modelo de maturidade do sistema de educação corporativa
Author: Kraemer, Rodrigo
Abstract: A pressão para o desenvolvimento de pessoas tem se intensificado e as organizações têm investido em atividades de treinamento, desenvolvimento e educação em uma taxa crescente. Unidades organizacionais dedicadas foram criadas e evoluíram de meros departamentos de treinamento para instrumentos de transferência integrada de conhecimento, intercâmbio e inovação, tanto intra quanto entre organizações. As atividades educacionais no contexto organizacional, que chamamos de Sistemas de Educação Corporativa, podem ser configuradas por diferentes visões e apresentar diferentes estágios de evolução. Identificar a maturidade do estágio que se encontra pode auxiliar e orientar os gestores para futuras melhorias. Modelos de maturidade existem para diferentes domínios mas para as atividades educacionais no contexto organizacional, seu desenvolvimento ainda é incipiente. Com o objetivo de elaborar um modelo de avaliação de maturidade do Sistema de Educação Corporativa com foco na visão de aprendizagem em rede, foram analisados alguns modelos e apresentado um framework para a sua construção. Uma análise da literatura propiciou uma descrição de cada estágio Departamento de Treinamento, E-Learning, Educação Corporativa, Universidade Corporativa, Stakeholder University e Universidade Corporativa em Rede - além da descoberta de três visões distintas, que guiam a implementação e funcionamento dessas unidades Treinamento, Alinhamento Estratégico e Aprendizagem em Rede. O modelo possui cinco níveis de maturidade - não iniciado, iniciado, em andamento, prontidão e maduro que permitem classificar a maturidade de cada estágio. Foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação autoaplicável e o modelo foi implementado em uma organização. Como contribuição teórica temos a descrição dos estágios e uma nova classificação as Visões do Sistema de Educação Corporativa. Como contribuição prática, o instrumento disponibilizado permite um diagnóstico simples e rápido.Abstract : The pressure for people development has intensified and organizations have invested in training, development and education activities at an increasing rate. Dedicated organizational units were created and evolved from mere training departments to instruments of integrated transfer of knowledge, exchange and innovation, both within and between organizations. The educational activities in the organizational context, which we call Corporate Education Systems, can be configured by different visions and present different stages of evolution. Identifying the maturity of the stage you are in can help and guide managers for future improvements. Maturity models exist for different domains but for educational activities in the organizational context, their development is still incipient. With the goal of elaborating a maturity model of the Corporate Educational System, some models were analyzed and a framework for its construction was presented. An analysis, through a Systematic Review of Literature, provided a description of each phase - Training Department, E-Learning, Corporate Education, Corporate University, Stakeholder University and Corporate Network University - and the discovery of three distinct visions that guide the implementation and operation of these units - Training, Strategic Alignment and Network Learning. The model has five levels of maturity - not initiated, initiated, in progress, readiness and mature - that allow to classify the maturity of each stage. A self-assessment tool was developed and the model was implemented in an organization. As a theoretical contribution we have the description of the stages and a new classification - the Visions of the Corporate Educational System. As a practical contribution, the available instrument allows a simple and rapid diagnosis.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190685
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0525-D.pdf 2.565Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar