UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL
Show full item record
Title:
|
UM OLHAR SOBRE COMO A AVALIAÇÃO DOCENTE PODE CONTRIBUIR PARA LEGITIMAR A UNIVERSIDADE COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL |
Author:
|
ESPÍNDOLA, FRANCYNE MARTINS; ALVES, LOURDES
|
Abstract:
|
O presente artigo tem por objetivo discutir se o processo de auto avaliação do desempenho do corpo docente pode contribuir para legitimação da universidade como uma instituição, genuinamente, social. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso na Universidade Federal de Santa Catarina, utilizando para isso a análise de dados secundários dos relatórios de auto avaliação institucional, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Foi feita uma análise dos resultados da auto avaliação docente na UFSC e após análise dos dados constatou-se que há boas iniciativas para utilizar a avaliação como uma ferramenta estratégica. Porém, identificou-se várias fragilidades para que a auto avaliação possa evoluir, principalmente quando se trata da avaliação do desempenho docente, pois entende-se que isso pode impactar, diretamente, na finalidade norteadora da universidade como instituição social: a formação de cidadãos e profissionais capazes de promover mudanças sociais e fazer a diferença no processo de desenvolvimento socioeconômico. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190531
|
Date:
|
2018-10-24 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar