A perícia social realizada pelo serviço social nos processos de requerimento do benefício de prestação continuada

DSpace Repository

A- A A+

A perícia social realizada pelo serviço social nos processos de requerimento do benefício de prestação continuada

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Sarmento, Hélder Boska de Moraes
dc.contributor.author Gomes, Deise
dc.date.accessioned 2018-09-15T04:40:27Z
dc.date.available 2018-09-15T04:40:27Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 354278
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189904
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract A presente pesquisa trata do exercício profissional do Assistente Social como Perito Social na Justiça Federal de Joinville (3ª e 4ª Varas Federais). A partir da análise da Perícia Social enquanto instrumento de viabilização de acesso do usuário ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), objetiva-se identificar como as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política que fundamentam a profissão de Serviço Social têm contribuído no processo de Perícia Social das demandas judicializadas. Para sua operacionalização, foi realizada análise dos Laudos Sociais, grupo focal e entrevistas com os Assistentes Sociais que atuam como Peritos Sociais atendendo a demandas de judicialização do BPC. Com um olhar atento à articulação das dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política presentes no Projeto Ético Político Profissional, foi necessário compreender o exercício profissional no contexto de sua relação institucional com o Estado, os preceitos da Constituição Federal de 1988, o Sistema de Seguridade Social/Política de Assistência Social. Foram estabelecidas como questões norteadoras para problematização: que elementos estão presentes e fundamentam o processo de realização da Perícia Social? Como os profissionais vivenciam a Perícia Social no exercício profissional? Que respostas socioprofissionais e políticas o Assistente Social, por meio das Perícias Sociais, vem apresentando na sua intervenção profissional como Perito Social? A pesquisa nos possibilitou elucidar o processo de Perícia Social enquanto mecanismo de ampliação de direito, a qual revela que a atuação do Assistente Social como perito apresenta relevância na mediação do acesso ao benefício social. No entanto, presencia-se a dificuldade da articulação necessária para o alcance da unidade pretendida entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, embora estas estejam presentes na ação profissional, as quais substanciam o exercício profissional, com os princípios do Código de Ética e do Projeto Político do Serviço Social.
dc.format.extent 194 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Serviço social
dc.subject.classification Assistentes sociais
dc.subject.classification Laudos periciais
dc.title A perícia social realizada pelo serviço social nos processos de requerimento do benefício de prestação continuada
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PGSS0201-D.pdf 908.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar