CURRICULARIZAÇÃO DO SABER ESTATÍSTICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

DSpace Repository

A- A A+

CURRICULARIZAÇÃO DO SABER ESTATÍSTICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Show full item record

Title: CURRICULARIZAÇÃO DO SABER ESTATÍSTICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Author: Finn, Gabriela
Abstract: Este trabalho se insere no campo da educação matemática e tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização no ensino básico. Por meio da noção foucaultiana de governamentalidade e das discussões de Bello & Traversini (2011) em seu artigo Saber Estatístico e Sua Curricularização no Ensino Básico, busca-se compreender como se dá a curricularização do saber estatístico nos documentos que norteiam os currículos brasileiros, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Nesta perspectiva, entende-se que a curricularização desse saber atua como forte ferramenta governamental, uma vez que se torna uma tecnologia para a orientação de condutas.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189365
Date: 2018-06-14


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Gabriela Finn.pdf 784.7Kb PDF View/Open TCC - Gabriela Finn

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar