CURRICULARIZAÇÃO DO SABER ESTATÍSTICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Show full item record
Title:
|
CURRICULARIZAÇÃO DO SABER ESTATÍSTICO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
Author:
|
Finn, Gabriela
|
Abstract:
|
Este trabalho se insere no campo da educação matemática e tem por objetivo problematizar o saber estatístico e sua curricularização no ensino básico. Por meio da noção foucaultiana de governamentalidade e das discussões de Bello & Traversini (2011) em seu artigo Saber Estatístico e Sua Curricularização no Ensino Básico, busca-se compreender como se dá a curricularização do saber estatístico nos documentos que norteiam os currículos brasileiros, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Nesta perspectiva, entende-se que a curricularização desse saber atua como forte ferramenta governamental, uma vez que se torna uma tecnologia para a orientação de condutas. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189365
|
Date:
|
2018-06-14 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar