Era só mais um Silva: fundamento e defesa do exercício profissional crítico da assistente social

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Title: Era só mais um Silva: fundamento e defesa do exercício profissional crítico da assistente social
Author: Lacerda, Lélica Elis Pereira de
Abstract: O presente estudo é fruto de mais de uma década de atuação enquanto assistente social e estudos acerca do exercício profissional e pretende analisar cientificamente como é possível exercer a profissão no cotidiano da execução terminal de políticas sociais conforme os compromissos ético-políticos firmados pela profissão. Para tanto, conjugando pesquisa bibliográfianalisa o atendimento feito à família Silva no âmbito do SAICA Novo Amanhecer com o intuito de fazer generalizações que evidenciem os fundamentos do exercício profissional crítico da assistente social no âmbito da execução terminal de políticas sociais. Partimos da hipótese de que o projeto ético-político emancipatório firmado pela profissão demanda um exercício profissional (competente) capaz de materializar na esfera técnico-interventiva seus compromissos, o que requer a mediação de aparato teórico-metodológico coerente para a escolha e mobilização de aparato técnico-interventivo (individual e coletivo) que materialize valores positivos, por meio de práticas que denominaremos de emancipatórias. Perseguimos o desvelar destes fundamentos a partir de pesquisa bibliográfica, optando por dar primazia aos clássicos do marxismo-leninismo, e análise documental do relatório da Análise de Impacto do Serviço de Acolhimento Institucional Novo Amanhecer (Itajaí-Santa Catarina), documento que traz a trajetória da família Silva. Assim, a análise documental nos leva a um estudo de caso: a história da família Silva. Pautadas na literatura marxista-leninista, analisamos o trabalho da assistente social no SAICA tecendo paralelos com as experiências de Winiccott, psiquiatra infantil que supervisionou o abrigo para crianças evadidas de Londres durante a II Guerra Mundial; e de Makarenko, pedagogo que coordenou as Colônias Gorki e Kuriazh, que recebiam adolescentes em conflito com a lei na URSS. Nossa análise não traz receitas prontas, mas indica fundamentos que podem viabilizar a conexão das respostas cotidianas com princípios emancipatórios, por meio do que denominamos de práticas emancipatórias.Abstract : The present study is the fruit of more than a decade of acting as a social worker and studies about professional practice and intends to analyze scientifically how it is possible to practice the profession in the daily life of the terminal execution of social policies according to the ethical-political commitments established by the profession. In order to do so, combining bibliographical research, the service provided to the Silva family in the scope of SAICA "New Dawn" with the intention of making generalizations that show the fundamentals of the critical professional practice of the social worker in the scope of the social policies terminal execution. We start from the hypothesis that the emancipatory ethical-political project signed by the profession demands a (competent) professional exercise capable of materializing its commitments in the technical-interventional sphere, which requires the mediation of a coherent theoretical and methodological apparatus for the choice and mobilization of apparatus technicalinterventional (individual and collective) that materializes positive values, through practices that we will call emancipatory. We seek to unveil these foundations from a bibliographical research, opting to give primacy to the classics of Marxism-Leninism, and documentary analysis of the Impact Analysis report of the "Institutional Reception Service New Dawn" (Itajaí- Santa Catarina). the trajectory of the Silva family. Thus, the documentary analysis leads us to a case study: the history of the Silva family. Based on the Marxist-Leninist literature, we have analyzed the work of the social worker in SAICA weaving parallels with the experiences of Winiccott, a child psychiatrist who supervised the shelter for children evaded from London during World War II; and Makarenko, a pedagogue who coordinated the Gorky and Kuriazh colonies, which received adolescents in conflict with the law in the USSR. Our analysis does not bring ready-made recipes, but it indicates fundamentals that can enable the connection of daily responses with emancipatory principles through what we call emancipatory practices.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188781
Date: 2017


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