Processo de aprendizagem de equipes de projeto: uma abordagem baseada na experiência

DSpace Repository

A- A A+

Processo de aprendizagem de equipes de projeto: uma abordagem baseada na experiência

Show full item record

Title: Processo de aprendizagem de equipes de projeto: uma abordagem baseada na experiência
Author: Ortegón Alvarez, Ana María
Abstract: As exigências de competitividade no mercado global levam as empresas a realizar esforços para atingir sustentabilidade em longo prazo, e tanto a aprendizagem de equipes quanto o trabalho por projetos são descritos na literatura científica como fontes de vantagens competitivas. No entanto, a aprendizagem é um desafio no ambiente dos projetos, considerando a natureza complexa deles. Este estudo foca-se no processo de aprendizagem de equipes de projeto em contextos reais. O objetivo é compreender como ocorre a aprendizagem de uma equipe de projeto inserida em uma empresa colombiana do setor da construção civil. A fundamentação teórica abordou três construtos: a aprendizagem de equipes, o contexto dos projetos e a aprendizagem de equipes de projetos. Assume-se a aprendizagem de equipes como o processo iterativo de reflexão- ação, a serviço de qualquer meta organizacional e desenvolvido por meio de atividades interdependentes realizadas pelos membros da equipe. O estudo adota uma perspectiva de processos de grupo cujo objeto de análise são equipes em contextos reais. Desenvolve-se, portanto, um estudo de caso qualitativo fundamentado na experiência de uma equipe formada por pessoas com experiência e bases de conhecimento diferentes. A coleta de dados incluiu técnicas como: entrevistas, grupos focais, observação de reuniões e documentos institucionais. A análise dos dados foi realizada por meio da análise temática, com a utilização de técnicas e procedimentos de transformação de dados qualitativos. Foram identificados três grandes temas ao redor dos quais construiu-se o caso: componentes dinâmicos vinculados com a aprendizagem da equipe; comportamentos de aprendizagem da equipe e a gestão de projetos como quadro de atuação estável da equipe. A análise permitiu identificar uma perspectiva temporal da aprendizagem da equipe que se desenvolveu conforme o modelo de Equilíbrio Pontuado de Gersick. Também foi identificado o caráter flexível e dinâmico das metas de aprendizagem no percurso do projeto, e evidenciou-se que a gestão de projetos tem o potencial de auxiliar a aprendizagem da equipe em função da percepção da gerência e dos membros da equipe a respeito dos avanços nos resultados e do prazo de finalização do projeto.Abstract : The demands of competitiveness in the global market place lead companies to make efforts to achieve sustainability in the long term, and both team learning and project work are described in the scientific literature as sources of competitive advantages. However, learning is a challenge in the project environment, considering its complex nature. Consequently, this study focuses on the process of project teams learning in real contexts. The aim is to understand how the learning occurs in a project team within a Colombian company of the construction sector. The theoretical foundation addressed three constructs: the team learning, the context of the projects and the project team learning. Team learning is defined as the iterative action-reflection process at the service of any organizational goal and developed through interdependent activities carried out by team members. The study adopts a perspective of group process whose object of analysis are teams in real contexts. Therefore, a qualitative case study is developed based on the experience of a team formed by people with different backgrounds and knowledge bases. Data collection included sources such as: interviews, focus groups, meeting observation and institutional documents. The study´s evidence was approached through thematic analysis, using qualitative data transformation techniques and procedures. Three major themes around which the case was constructed were: i) dynamic components linked to team learning, ii) team learning behaviors, and iii) project management as a stable team performance framework. The analysis allowed to identify a temporal perspective of the team learning developed according to the Gersick model of punctuated equilibrium. It was also identified the flexible and dynamic nature of the learning goals in the course of the project, and it was evidenced that the project management has the potential to assist the team learning because of the management and the team members perception regarding the progress in the results and the deadline of the Project.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188674
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0523-T.pdf 2.774Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar