Contribuições das rotinas da gestão do conhecimento na mitigação de barreiras à aprendizagem organizacional

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições das rotinas da gestão do conhecimento na mitigação de barreiras à aprendizagem organizacional

Show full item record

Title: Contribuições das rotinas da gestão do conhecimento na mitigação de barreiras à aprendizagem organizacional
Author: Rossato, Jaqueline
Abstract: A aprendizagem organizacional constitui uma importante fonte de vantagem competitiva, considerando o dinamismo e o processo multinível importantes para a sobrevivência, adaptação e renovação das organizações. Nesta perspectiva, a vantagem competitiva das empresas está na sua capacidade de aprender e gerenciar seu conhecimento, assim como também, de reconhecer e interpretar com precisão as oportunidades e as barreiras aos processos de aprendizagem. Diante disso, o objetivo deste estudo é compreender a ocorrência das rotinas da gestão do conhecimento e sua contribuição para a mitigação das barreiras ao processo de aprendizagem organizacional. Essa discussão torna-se relevante na medida em que conhecer as barreiras existentes ao processo de aprendizagem dentro das organizações possibilita planejar e implementar rotinas que inibem ou impedem que estas barreiras existam no contexto das organizações. Para isso, foi realizada a coleta dos dados por meio de entrevistas e questionários junto a treze empresas do segmento têxtil e da confecção de Santa Catarina com a intenção de identificar as barreiras que incidem sobre o processo de aprendizagem e a ocorrência das rotinas da gestão do conhecimento que, de maneira articulada, facilitam e estimulam a utilização e exploração dos conhecimentos já existentes na organização. Dentre os principais resultados desta pesquisa, destaca-se que as empresas com os melhores níveis de consolidação da aprendizagem são aquelas que apresentaram mais evidências das rotinas da gestão conhecimento e, consequentemente, menos incidências de barreiras em seus processos de aprendizagem. Portanto, acredita-se que seja por meio da consolidação do uso sistemático e coletivo da gestão do conhecimento que as barreiras a aprendizagem possam ser mitigadas e tornar a prática da aprendizagem um processo institucionalizado.Abstract : Organizational learning is an important source of competitive advantage, considering the dynamism and multilevel process important for the survival, adaptation and renewal of organizations. In this perspective, companies' competitive advantage lies in their ability to learn and manage their knowledge, as well as to accurately recognize and interpret opportunities and barriers to learning processes. Therefore, the objective of this study is to understand the occurrence of knowledge management routines and their contribution to the mitigation of barriers to the organizational learning process. This discussion becomes relevant insofar as knowing the barriers to the learning process within organizations make it possible to plan and implement routines that inhibit or prevent these barriers from occurring in the context of organizations. In order to accomplish this, the data were collected through interviews and questionnaires with thirteen companies in the textile and clothing segment of Santa Catarina, with the intention of identifying the barriers that affect the learning process and the occurrence of management routines. Such knowledge, in an articulated way, facilitates and stimulates the use and exploitation of knowledge already existing in the organization. Among the main results of this research, it is highlighted that the companies with the best levels of learning consolidation are those that presented more evidence of the routines of knowledge management and, consequently, less incidence of barriers in their learning processes. Therefore, it is believed that through the consolidation of the systematic and collective use of knowledge management that the learning barriers can be mitigated, and thus the practice of learning can become an institutionalized process.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188665
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
PEGC0509-T.pdf 2.613Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar