Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso

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Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso

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dc.contributor.author PICONI, Larissa Bassi
dc.date.accessioned 2018-07-19T18:54:19Z
dc.date.available 2018-07-19T18:54:19Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation PICONI, Larissa Bassi. Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso. 2015. 295 f. Tese (Doutorado) Pós-graduação em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina - UEL. Londrina – PR. 2015. Orientadora Elaine Fernandes Mateus. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188453
dc.description Tese pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva analisar o modo como a linguagem e o poder estão imbricados no estabelecimento das políticas linguísticas para Libras (Língua Brasileira de Sinais) no Brasil e nos seus reflexos nas políticas educacionais para surdos. Reconheço que o aparato legal, tais como a Lei no 10.436/2002, que reconhece a Libras como “meio legal de comunicação e expressão no Brasil” e o Decreto no 5.626/05, que regulamenta essa lei, cumpre importante função em sustentar relações estruturais entre diferentes escalas, entre o global e o local, nesse caso, entre o Estado e outras instância da vida social (FAIRCLOUGH, 2003). Admito, ainda, que decisões políticas tais como o reconhecimento da Libras como uma língua oficial e seus propósitos mobilizam relações de poder entre diferentes grupos, entre eles usuários da Libras e usuários da língua majoritária no Brasil, a Língua Portuguesa, e interesses sociopolíticos e econômicos diversos. Nesse contexto, objetivo analisar, a partir de referenciais teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 2003; VAN LEEUWEN, 2008), quais ações, representações e identificações subjazem a discursos produzidos por instituições sociais distintas sobre os surdos, a Libras e a educação de surdos e os movimentos de resistência, reprodução e transformação desses modos de agir, representar e identificar que emergem da recontextualização desses discursos em diferentes textos e diferentes níveis institucionais. Para tanto, além da análise de documentos oficiais, recorro a textos produzidos no contexto da Federação Nacional de Integração e Educação de Surdos (Feneis), órgão representativo das comunidades surdas no Brasil, a fim de identificar como uma série de eventos conjunturalmente relacionados operam para a manutenção e transformação das práticas relacionadas ao reconhecimento da Libras como língua no Brasil e o reconhecimento dos surdos usuários de Libras nesses contextos. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher UEL pt_BR
dc.subject Língua brasileira de sinais, Análise crítica do discurso, Surdos - Educação pt_BR
dc.title Políticas linguística e educacional para surdos no contexto brasileiro: na trama do discurso pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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PICONI, Larissa Bassi 2015 (tese) UEL.pdf 7.029Mb PDF View/Open

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