Responsabilidade socioambiental: análise das diretrizes estratégicas nas 100 maiores empresas do país

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Responsabilidade socioambiental: análise das diretrizes estratégicas nas 100 maiores empresas do país

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Title: Responsabilidade socioambiental: análise das diretrizes estratégicas nas 100 maiores empresas do país
Author: Branco, Mariana de Lima
Abstract: BRANCO, Mariana de Lima. Responsabilidade Socioambiental: Análise das Diretrizes Estratégicas nas 100 Maiores Empresas do País. 40 fls. Monografia do Curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Os consumidores têm demonstrado preferência por empresas que possuem postura alinhada aos preceitos da sustentabilidade, o que fez com que questões atreladas à responsabilidade socioambiental se tornassem progressivamente presentes no ambiente organizacional. Este trabalho insere-se neste contexto, pois tem por objetivo identificar a frequência com que termos relacionados à responsabilidade socioambiental são encontrados nas diretrizes estratégicas das 100 maiores empresas do país. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo documental da área de Ciências Sociais Aplicadas, que utilizou como base um estudo realizado por Portella et al. (2015) em que os termos socioambientais foram verificados nas 100 maiores empresas de Santa Catarina. Diferente do estudo base, a amostra é composta pelas 100 maiores empresas do país, onde foi realizada uma análise de conteúdo/semelhança por meio da ferramenta de análise textual IRAMUTEQ na missão, visão e valores destas organizações. Os resultados encontrados apontam que 47 empresas da amostra apresentam termos de responsabilidade socioambiental em sua missão, visão e/ou valores. O setor de maior destaque foi o de energia elétrica com quatorze (14) empresas que apresentaram algum termo relacionado ao tema, seguido pelos setores de varejo e química e petroquímica, ambos com cinco (5) empresas cada. Os termos mais encontrados foram “sustentável”, “sustentabilidade” e “meio ambiente”, com trinta e sete (37), vinte e uma (21) e onze (11) menções, respectivamente. Os resultados possibilitam a conclusão de que as empresas de destaque no país expressam através das diretrizes missão/visão e valores termos que remetem a responsabilidade socioambiental.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188324
Date: 2018-06


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