Responsabilidade socioambiental: análise das diretrizes estratégicas nas 100 maiores empresas do país

DSpace Repository

A- A A+

Responsabilidade socioambiental: análise das diretrizes estratégicas nas 100 maiores empresas do país

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ferreira, Denize Demarche Minatti
dc.contributor.author Branco, Mariana de Lima
dc.date.accessioned 2018-07-16T19:40:11Z
dc.date.available 2018-07-16T19:40:11Z
dc.date.issued 2018-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188324
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis pt_BR
dc.description.abstract BRANCO, Mariana de Lima. Responsabilidade Socioambiental: Análise das Diretrizes Estratégicas nas 100 Maiores Empresas do País. 40 fls. Monografia do Curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. Os consumidores têm demonstrado preferência por empresas que possuem postura alinhada aos preceitos da sustentabilidade, o que fez com que questões atreladas à responsabilidade socioambiental se tornassem progressivamente presentes no ambiente organizacional. Este trabalho insere-se neste contexto, pois tem por objetivo identificar a frequência com que termos relacionados à responsabilidade socioambiental são encontrados nas diretrizes estratégicas das 100 maiores empresas do país. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo documental da área de Ciências Sociais Aplicadas, que utilizou como base um estudo realizado por Portella et al. (2015) em que os termos socioambientais foram verificados nas 100 maiores empresas de Santa Catarina. Diferente do estudo base, a amostra é composta pelas 100 maiores empresas do país, onde foi realizada uma análise de conteúdo/semelhança por meio da ferramenta de análise textual IRAMUTEQ na missão, visão e valores destas organizações. Os resultados encontrados apontam que 47 empresas da amostra apresentam termos de responsabilidade socioambiental em sua missão, visão e/ou valores. O setor de maior destaque foi o de energia elétrica com quatorze (14) empresas que apresentaram algum termo relacionado ao tema, seguido pelos setores de varejo e química e petroquímica, ambos com cinco (5) empresas cada. Os termos mais encontrados foram “sustentável”, “sustentabilidade” e “meio ambiente”, com trinta e sete (37), vinte e uma (21) e onze (11) menções, respectivamente. Os resultados possibilitam a conclusão de que as empresas de destaque no país expressam através das diretrizes missão/visão e valores termos que remetem a responsabilidade socioambiental. pt_BR
dc.format.extent 40 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Responsabilidade Socioambiental pt_BR
dc.subject Meio Ambiente pt_BR
dc.subject Missão, visão e/ou valores pt_BR
dc.title Responsabilidade socioambiental: análise das diretrizes estratégicas nas 100 maiores empresas do país pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Oliveira, Monique Cristiane de


Files in this item

Files Size Format View
TCC__Mariana_de__Lima_Branco.pdf 395.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar