A inserção do grupo positivo de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado

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A inserção do grupo positivo de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author Domingues, Analéia
dc.date.accessioned 2018-07-14T04:02:33Z
dc.date.available 2018-07-14T04:02:33Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 353096
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188266
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract O objetivo da pesquisa foi estudar a inserção de grupos privados de ensino, no caso, o Grupo Positivo, no sistema educacional público e suas relações e mediações com a crise do capital, com o Estado e com a educação escolar. Para tanto, buscamos, com base no materialismo histórico e dialético, identificar os mecanismos de inserção dessa empresa na gestão do sistema educacional público. Identificamos que no Brasil a reestruturação produtiva nos anos de 1990 e a implementação do projeto neoliberal, que incentivou as parcerias público-privadas, foram as portas de entrada dos empresários no setor educacional público. Mostramos que para continuar seu processo de expansão e reprodução o capital precisa expandir-se tanto geograficamente, quanto diversificar a produção, criando novos desejos e necessidades. Conhecemos a constituição do Grupo Positivo, sua estrutura, seus intelectuais e concepções bem como o seu crescimento, expansão e diversificação de suas atividades empresariais. Verificamos que o Positivo embora especializado em educação, é uma empresa como qualquer outra, que se desenvolveu tratando a educação como uma mercadoria. Posteriormente, estudamos o Sistema de Ensino Aprende Brasil, elaborado para a escola pública, os produtos que o compõem e seus propósitos. Refletimos sobre a proposta pedagógica desse sistema e apontamos como está afinada com as ideias e recomendações das agências multilaterais e como incorpora o escolanovismo e o tecnicismo em seu projeto educativo. Para a realização da pesquisa, adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: balanço de produção, análise documental e pesquisa de campo. O balanço da produção acadêmica teve como propósito conhecer, quantificar e analisar os trabalhos frutos da pesquisa que foram produzidos sobre a temática. Selecionamos como marco temporal o período compreendido entre os anos de 2000 a 2016. Tomamos como base o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Banco de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Entre teses, dissertações e artigos científicos encontramos 63 pesquisas. Após leitura e análise, as produções foram organizadas por temas e, a partir deles, identificamos os aspectos estudados, as teses desenvolvidas e os aspectos não abordados. Para a análise documental, selecionamos documentos produzidos pelo Grupo Positivo, disponíveis em seus sítios eletrônicos. Na pesquisa de campo, realizamos uma entrevista semiestruturada com dois consultores comerciais do Sistema Aprende Brasil, com o intuito de compreender como o Positivo chega até as redes de ensino. Nossa tese evidencia que no sistema regido pelo capital a educação está organizada para transmitir os conhecimentos, habilidades e valores que conformem os trabalhadores à condição de assalariados. A educação sob o controle do empresariado através de sua inserção direta no sistema educacional público cumpre esse papel. Esse processo pode ser identificado analisando os sistemas privados de ensino, dentre eles, o Aprende Brasil na medida em que seus ideais de formação e seus objetivos educativos se circunscrevem a partir dos parâmetros dessa sociabilidade. Portanto, o projeto educativo do Grupo Positivo para a escola pública é expressão do projeto educativo do capital para os filhos dos trabalhadores.
dc.description.abstract Abstract : The object of this research was to study the insertion of private teaching groups, in this case, the Positivo Group, in the public educational system and its relations and mediations with the capital crisis, with the State and with the school education. To achieve it, we sought, basing on the dialectical historical materialism, to identify the insertion mechanisms of this company in the management of the public educational system. We identified that, in Brazil the productive restructuration in the 1990 s and the implementation of the neoliberal project that encouraged the public private partnerships, were the entering doors of the businessmen in the public eduvcational sector. We showed that to continue the expansion and reproduction process the capital need to expand itself not only geographically but also diversifying the production, creating new desires and needs. We got to know the constitution of the Positivo Group, its structure, its intellectuals and conceptions as well as its growth, expansion and diversification of its business activities. We verified that Positivo, although specialized in Education, is a company just like any other which developed itself treating the education as a merchandise. Posteriorly, we have studied the Aprende Brasil Teaching System, elaborated for the Public School, The products which compesed by it and its purposes. We have reflected on pedagogical proposal of this system and we pointed out how it is in tune with the ideas and reccomendations of the multilateral agencies and how incorporates the Escolanovismo and Technicality in its educational product. To the fulfillment of this research, we ve adopted the following methodological procedures: : production balance, documentary analysis and field research. The purpose of the balance of academic production was to know, quantify and analyze the results of the research that were produced on the subject. We`ve selected as time frame the period between the years 2000 to 2016. We took as a base the Bank of Thesis and Dissertations of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the Bank of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT), National Association of Postgraduate and Research in Education (ANPED) and Scientific Electronic Library Online (SciELO). Among theses, dissertations and scientific articles we ve found 63 researches. After reading and analysis, the productions were organized by themes and, from them, we ve identified the aspects studied, the theses developed and the aspects not addressed. For the documentary analysis, we ve selected documents produced by Positivo Group, available in their websites. In the field research, we ve conducted a semi-structured interview with two commercial consultants from the Aprende Brasil System, in order to understand how Positivo reaches even the teaching networks. Our thesis shows that in the system ruled by the capital the education is organized to transmit knowledge, abilities and values that conform the workers to the condition of salaried employees. Education under the control of the business community through its direct insertion in the public education system fulfills this role. This process can be identified by analyzing private education systems, among them, Aprende Brasil, in the means that its formation ideals and educational objectives are limited from the parameters of this sociability. Therefore, the educational project of the Positivo Group for the public school is an expression of the educational project of the capital for the children of the workers. en
dc.format.extent 241 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Parceria público-privada
dc.subject.classification Escolas públicas
dc.subject.classification Educação e Estado
dc.title A inserção do grupo positivo de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Garcia, Rosalba Maria Cardoso


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