Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris
Show full item record
Title:
|
Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris |
Author:
|
Ramos, Mariela Claudete
|
Abstract:
|
Após algum tempo pesquisando e descobrindo sobre gênero, sexualidade e educação no âmbito do grupo de pesquisa em ensino ObEdUFSC, e nas minhas próprias experiências pessoais, despertei meu interesse para a ausência de produções literárias sobre o clitóris e seu silenciamento sócio-histórico, inclusive no ensino de Ciências e Biologia, e a falta de representatividade do órgão nas aulas, nos livros didáticos e em tantos outros espaços. Orientaram meu trabalho estudos sobre o determinismo biológico criado e mantido pela Ciência, reproduzido no ensino e em outras estruturas que mantém o sistema vigente, que tanto sustenta discriminações, violências e marginalização de grupos com sexualidades desviantes através de seus discursos e práticas sexistas, transfóbicas, e mecanicistas sobre os corpos; e estudos da história da sexualidade, a repressão do prazer sexual dos corpos que nasceram com clitóris e o papel da Escola na educação e desenvolvimento sexual dos indivíduos. Junto a uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina realizei uma pesquisa sobre a representação e estudo do clitóris no contexto escolar vivido por essas pessoas, bem como dentro do âmbito da graduação, que prepara futuras educadoras de Ciências e Biologia. Obtive acesso a alguns dados através da aplicação de um questionário cujo conteúdo das respostas é analisado quantitativa e qualitativamente no presente trabalho. Organizei duas aulas com a turma participante da pesquisa, onde abordamos diversos assuntos da sexualidade para culminar no tema do silenciamento do clitóris e resposta aos questionários. Durante as aulas utilizamos ferramentas metodológicas de viés artístico como a apresentação de fanzine sobre o tema e a produção de desenhos relacionados ao clitóris e as concepções tradicionalmente atribuídas aos corpos masculinos e femininos nas aulas de Ciências e Biologia, por acreditar na arte como potência para o diálogo e a transformação através da educação. Apresentei também o modelo em 3D do clitóris (criado em 2016 por Odile Fillod na França) que causou bastante surpresa e interesse nas participantes da pesquisa, tendo em vista que a grande maioria não havia aprendido sobre o clitóris no período escolar e nem conhecia a estrutura completa do órgão. Esse silenciamento e controle dos corpos, do prazer e da sexualidade precisa ser rompido, bem como o discurso científico e as práticas educativas precisam ser repensadas e refeitas, para que não sigam servindo de instrumento que legitima violências, desigualdades e exclusões. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188062
|
Date:
|
2018-06-11 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar