Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santana, Mychelle Carneiro |
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dc.contributor.author |
Ramos, Mariela Claudete |
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dc.date.accessioned |
2018-07-11T18:20:23Z |
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dc.date.available |
2018-07-11T18:20:23Z |
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dc.date.issued |
2018-06-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188062 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Após algum tempo pesquisando e descobrindo sobre gênero, sexualidade e educação no âmbito do grupo de pesquisa em ensino ObEdUFSC, e nas minhas próprias experiências pessoais, despertei meu interesse para a ausência de produções literárias sobre o clitóris e seu silenciamento sócio-histórico, inclusive no ensino de Ciências e Biologia, e a falta de representatividade do órgão nas aulas, nos livros didáticos e em tantos outros espaços. Orientaram meu trabalho estudos sobre o determinismo biológico criado e mantido pela Ciência, reproduzido no ensino e em outras estruturas que mantém o sistema vigente, que tanto sustenta discriminações, violências e marginalização de grupos com sexualidades desviantes através de seus discursos e práticas sexistas, transfóbicas, e mecanicistas sobre os corpos; e estudos da história da sexualidade, a repressão do prazer sexual dos corpos que nasceram com clitóris e o papel da Escola na educação e desenvolvimento sexual dos indivíduos. Junto a uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina realizei uma pesquisa sobre a representação e estudo do clitóris no contexto escolar vivido por essas pessoas, bem como dentro do âmbito da graduação, que prepara futuras educadoras de Ciências e Biologia. Obtive acesso a alguns dados através da aplicação de um questionário cujo conteúdo das respostas é analisado quantitativa e qualitativamente no presente trabalho. Organizei duas aulas com a turma participante da pesquisa, onde abordamos diversos assuntos da sexualidade para culminar no tema do silenciamento do clitóris e resposta aos questionários. Durante as aulas utilizamos ferramentas metodológicas de viés artístico como a apresentação de fanzine sobre o tema e a produção de desenhos relacionados ao clitóris e as concepções tradicionalmente atribuídas aos corpos masculinos e femininos nas aulas de Ciências e Biologia, por acreditar na arte como potência para o diálogo e a transformação através da educação. Apresentei também o modelo em 3D do clitóris (criado em 2016 por Odile Fillod na França) que causou bastante surpresa e interesse nas participantes da pesquisa, tendo em vista que a grande maioria não havia aprendido sobre o clitóris no período escolar e nem conhecia a estrutura completa do órgão. Esse silenciamento e controle dos corpos, do prazer e da sexualidade precisa ser rompido, bem como o discurso científico e as práticas educativas precisam ser repensadas e refeitas, para que não sigam servindo de instrumento que legitima violências, desigualdades e exclusões. |
pt_BR |
dc.format.extent |
102 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Clitóris |
pt_BR |
dc.subject |
Determinismo biológico |
pt_BR |
dc.title |
Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Ribeiro, Simone dos Santos |
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