Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris

DSpace Repository

A- A A+

Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santana, Mychelle Carneiro
dc.contributor.author Ramos, Mariela Claudete
dc.date.accessioned 2018-07-11T18:20:23Z
dc.date.available 2018-07-11T18:20:23Z
dc.date.issued 2018-06-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188062
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Após algum tempo pesquisando e descobrindo sobre gênero, sexualidade e educação no âmbito do grupo de pesquisa em ensino ObEdUFSC, e nas minhas próprias experiências pessoais, despertei meu interesse para a ausência de produções literárias sobre o clitóris e seu silenciamento sócio-histórico, inclusive no ensino de Ciências e Biologia, e a falta de representatividade do órgão nas aulas, nos livros didáticos e em tantos outros espaços. Orientaram meu trabalho estudos sobre o determinismo biológico criado e mantido pela Ciência, reproduzido no ensino e em outras estruturas que mantém o sistema vigente, que tanto sustenta discriminações, violências e marginalização de grupos com sexualidades desviantes através de seus discursos e práticas sexistas, transfóbicas, e mecanicistas sobre os corpos; e estudos da história da sexualidade, a repressão do prazer sexual dos corpos que nasceram com clitóris e o papel da Escola na educação e desenvolvimento sexual dos indivíduos. Junto a uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina realizei uma pesquisa sobre a representação e estudo do clitóris no contexto escolar vivido por essas pessoas, bem como dentro do âmbito da graduação, que prepara futuras educadoras de Ciências e Biologia. Obtive acesso a alguns dados através da aplicação de um questionário cujo conteúdo das respostas é analisado quantitativa e qualitativamente no presente trabalho. Organizei duas aulas com a turma participante da pesquisa, onde abordamos diversos assuntos da sexualidade para culminar no tema do silenciamento do clitóris e resposta aos questionários. Durante as aulas utilizamos ferramentas metodológicas de viés artístico como a apresentação de fanzine sobre o tema e a produção de desenhos relacionados ao clitóris e as concepções tradicionalmente atribuídas aos corpos masculinos e femininos nas aulas de Ciências e Biologia, por acreditar na arte como potência para o diálogo e a transformação através da educação. Apresentei também o modelo em 3D do clitóris (criado em 2016 por Odile Fillod na França) que causou bastante surpresa e interesse nas participantes da pesquisa, tendo em vista que a grande maioria não havia aprendido sobre o clitóris no período escolar e nem conhecia a estrutura completa do órgão. Esse silenciamento e controle dos corpos, do prazer e da sexualidade precisa ser rompido, bem como o discurso científico e as práticas educativas precisam ser repensadas e refeitas, para que não sigam servindo de instrumento que legitima violências, desigualdades e exclusões. pt_BR
dc.format.extent 102 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Clitóris pt_BR
dc.subject Determinismo biológico pt_BR
dc.title Precisamos falar sobre o clítoris na escola: investigando representações de estudantes de graduação em Biologia acerca do clítoris pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ribeiro, Simone dos Santos


Files in this item

Files Size Format View
RAMOS, Mariela - TCC.pdf 1.277Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar