Avaliação do potencial de redução das emissões de poluentes por meio da implementação do sistema start-stop em veículos a combustão interna da frota da cidade de São Paulo

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação do potencial de redução das emissões de poluentes por meio da implementação do sistema start-stop em veículos a combustão interna da frota da cidade de São Paulo

Show full item record

Title: Avaliação do potencial de redução das emissões de poluentes por meio da implementação do sistema start-stop em veículos a combustão interna da frota da cidade de São Paulo
Author: Jeremias, Paulo Henrique Fernandes
Abstract: O setor de transportes brasileiro é responsável por quase metade de toda emissão de gás carbônico no país, sendo que mais de 90% dessa emissão provém do transporte terrestre. Em 2017 haviam registrados no Brasil aproximadamente 97 milhões de veículos. Somente na cidade de São Paulo eram mais de 7,8 milhões, em sua grande maioria, veículos com motores a combustão interna. Devido às metas de redução das emissões de CO2, muitos países já se pronunciaram a respeito da manutenção do uso de veículos a combustão. Países como Alemanha, França, China e Inglaterra planejam extinguir os veículos a combustão até 2040. Os veículos híbridos estão se tornando uma tendência no mercado, e as tecnologias mais baratas como a start-stop acompanham essa tendência. A tecnologia start-stop já é utilizada em veículos como o Fiat Uno, o Renault Sandero e o Volkswagen Golf, com a função de reduzir o consumo em perímetro urbano e dessa forma atenuar as emissões de poluentes. A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) emite anualmente o relatório Volume e Velocidade que apresenta informações da característica do trânsito na cidade de São Paulo. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) emite anualmente o relatório Emissões Veiculares juntamente com as bases de dados coletados. A partir desses dados públicos, o presente trabalho avaliou o potencial de redução das emissões dos poluentes CO, hidrocarbonetos não metanos, CH4, NOx, aldeídos, material particulado, CO2 e N2O para a cidade de São Paulo – SP por meio da substituição da frota de veículos leves por veículos equipados com o sistema start-stop. Foram obtidos potenciais de redução entre 12,3% e 13,8% das emissões totais para todos os poluentes considerados, e um potencial de redução das emissões de CO2 da cidade de São Paulo de 1.338.341 toneladas anuais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188044
Date: 2018-06-28


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Paulo Jeremias.pdf 4.171Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar