A arbitragem aplicada à resolução de conflitos no Direito Portuário Brasileiro: redução da assimetria entre portos públicos e terminais privados

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A arbitragem aplicada à resolução de conflitos no Direito Portuário Brasileiro: redução da assimetria entre portos públicos e terminais privados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Júnior, Arno Dal Ri
dc.contributor.author Trupel, Bruna Letícia
dc.date.accessioned 2018-07-10T18:17:13Z
dc.date.available 2018-07-10T18:17:13Z
dc.date.issued 2018-07-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187978
dc.description TCC(graduação) -Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca demonstrar que a arbitragem portuária é factível e uma forma de reduzir a assimetria regulatória entre portos públicos e privados. Examinam-se os entraves no setor portuário, bem como os óbices ainda encontrados à arbitragem que toma como parte a administração pública e as diferenças existentes nos portos públicos e terminais privados, que inviabiliza uma concorrência justa entre eles. A pesquisa compreende uma teorização sobre o direito portuário, sobre os meios extrajudiciais de resolução de conflitos, com destaque para a arbitragem. Para demonstrar as vantagens da arbitragem portuária, analisam-se procedimentos administrativos na área portuária, além dos aspectos jurídicos que envolvem os contratos de concessão de serviço público, bem como as normativas acerca do assunto. Uma vez firmado esse substrato teórico, enfrentam-se os óbices colocados à administração pública figurar como parte em um procedimento arbitral. A pesquisa conclui que a arbitragem portuária pode ser empregada como meio de resolução de controvérsias nos contratos que envolvem o setor portuário, celebrados pela Administração Pública e que os óbices sustentados por parte minoritária da doutrina não se sustentam e, ainda, que a arbitragem portuária pode trazer vantagens ao setor, diminuindo a assimetria regulatória existente entre portos públicos e portos privados. pt_BR
dc.format.extent 112 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Arbitragem pt_BR
dc.subject Direito Portuário pt_BR
dc.subject Arbitragem Portuária pt_BR
dc.subject Contratos Administrativos pt_BR
dc.subject Portos pt_BR
dc.title A arbitragem aplicada à resolução de conflitos no Direito Portuário Brasileiro: redução da assimetria entre portos públicos e terminais privados pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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