Liderança como prática em iniciativas de melhoria de processo de software

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Liderança como prática em iniciativas de melhoria de processo de software

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Título: Liderança como prática em iniciativas de melhoria de processo de software
Autor: Zoucas, Alessandra Casses
Resumo: Pesquisadores da área de melhoria de processos de software afirmam que muito já se sabe sobre o que implementar nos processos para obter as melhorias desejadas, porém, ainda falta uma estratégia eficaz para implementar com sucesso normas ou modelos de referência de processos de software. Especialistas concordam em que a Liderança é um aspecto determinante para o sucesso das iniciativas de melhoria de processos, porém, não foram encontradas pesquisas que explicassem como a liderança ocorre nesse contexto. Assim, a abordagem da Liderança como Prática, que é caracterizada por perspectivas de práticas e entende a liderança como um processo social contextualmente situado, foi considerada viável para esta pesquisa, que teve o objetivo de compreender como a liderança ocorre nas iniciativas de melhoria de processos software pela perspectiva da liderança como prática. Esta abordagem foi aplicada para apoiar na apresentação, análise e discussão dos dados coletados em estudo de caso. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, multicasos, com três iniciativas de melhoria de processos de software concluídas e que obtiveram êxito na avaliação oficial, realizada em 2015. Os dados foram coletados por meio de 15 entrevistas semiestruturadas, em profundidade, com envolvidos nos casos estudados, além da documentação disponibilizada pelas empresas que participaram do estudo. A técnica de análise utilizada para a investigação das práticas da liderança foi a análise temática. Em cada uma das melhorias de processos de software pesquisadas foram encontradas cinco práticas distintas: Responsividade, Empoderamento, Estruturação, Engajamento e Facilitação. As práticas de liderança foram descritas com base nos elementos do 5W1H. As práticas da liderança encontradas foram analisadas sob a luz da teoria sociológica, considerando a dimensão da agência e da estrutura, para compreender seus efeitos reais. As ações de liderança identificadas foram classificadas como horizontal, vertical, formal, informal, individual e/ou colaborativa. A análise intercasos revelou pontos de convergência e divergência entre as atividades que constituem as práticas da liderança e proporcionou que fossem identificadas relações entre as práticas. Esta pesquisa mostrou que o contexto das práticas não se limita ao contexto social delas, mas é ampliado para a própria prática participando do contexto de outras práticas. Dessa forma, conclui-se que a liderança em melhoria de processos de software geralmente envolve uma rede complexa de relacionamentos, práticas e estruturas e que, em grande parte, ocorre verticalmente, formalmente e colaborativamente.Abstract : Researchers consider that the expected outcomes from software process reference models and standards are already well known. However, we still miss an effective strategy to successfully implement software process improvement initiatives. Experts agree that leadership is an issue aspect for the success of process improvement initiatives, yet no research has been found about how it occurs in this context. Leadership as Practice is an approach characterized by perspectives of practices and understands leadership as a social process contextually situated. Thus, we considered it as a viable approach to understand how leadership occurs in software process improvement initiatives from the perspective of leadership as practice. This approach was applied to support on the presentation, analyses and discussion of data collected in a case study. In order to do that, a multi-case qualitative research was conducted, with three initiatives of software processes improvement concluded, that succeeded in the official evaluation performed in 2015. Data was collected by means of 15 semi-structured interviews, in depth, with involved subjects in the studied cases, besides the documentation available by companies that participated in the study. The analyses technique employed for the investigation of leadership practices was the thematic analyses. In each of the software process improvement initiatives researched, five distinct practices were found: Responsiveness, Empowering, Structuring, Engagement and Facilitation. The leadership practices were described according to the elements of the 5W1H. Those practices found were analyzed in light of sociological theory, taking into consideration the dimension of the agency and the structure, to understand their real effects. The leadership actions identified were classified as horizontal, vertical, formal, informal, individual and collaborative. The inter-cases analysis revealed points of convergence and divergence among the activities that constitute the leadership practices and provided that relations could be identified among these practices. The present investigation demonstrated that the context of practices is not limited to their social context, but instead is increased for the own practice, by participating at the context of other practices. Therefore, it was concluded that leadership in software process improvement initiatives usually involve complex network of relationships, practices and structures and that it mostly occurs vertically, formally and collaboratively.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187308
Data: 2017


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