Atenção espontânea de aprendizes sobre aspectos linguísticos do português como L2: um estudo sobre forma e significado em contexto de uso comunicativo da língua

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Atenção espontânea de aprendizes sobre aspectos linguísticos do português como L2: um estudo sobre forma e significado em contexto de uso comunicativo da língua

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Title: Atenção espontânea de aprendizes sobre aspectos linguísticos do português como L2: um estudo sobre forma e significado em contexto de uso comunicativo da língua
Author: Hülse, Alcione Alves
Abstract: Este estudo investigou a atenção espontânea de aprendizes sobre aspectos linguísticos do português como segunda língua, tendo como aporte teórico o modelo de Processamento do Insumo (VANPATTEN, 1996, 2002, 2004). A partir da relação entre forma e significado, o estudo buscou identificar as formas linguísticas (palavras de conteúdo e formas gramaticais) processadas por dois grupos de aprendizes de distintas proficiências (pré-intermediária e avançada), durante a audição, em português, de duas músicas brasileiras, com fins comunicativos. Duas sequências de atividades de compreensão oral, uma para cada música, foram elaboradas e aplicadas para ambos os grupos, de modo a determinar a existência ou não de relação das formas linguísticas processadas (reconhecidas) com o nível de proficiência dos aprendizes e com o nível de compreensão oral por eles demonstrados. O estudo contou com a participação de 17 aprendizes de um curso de português para estrangeiros, sendo 7 do nível pré-intermediário e 10 do avançado. A análise estatística dos dados mostrou que ambos os grupos reconheceram mais palavras de conteúdo do que formas gramaticais, nas duas músicas. Ao mesmo tempo, no caso das formas gramaticais, os grupos demonstraram comportamentos distintos para apenas uma das músicas: o grupo avançado reconheceu um maior número de formas gramaticais do que o pré-intermediário. Quanto à relação entre a compreensão demonstrada e as formas linguísticas processadas, os resultados mostraram que os participantes com os mais altos níveis de compreensão oral reconheceram um maior número de formas linguísticas, bem como apresentaram as menores diferenças entre os percentuais de reconhecimento das palavras de conteúdo para as formas gramaticais. Juntos, os resultados do presente estudo mostram que o foco espontâneo de atenção do aprendiz de português como segunda língua, em situação de compreensão do insumo oral, segue o princípio da primazia do significado, tal qual postulado no modelo de VanPatten.Abstract : Based on the Input Processing model (VANPATTEN, 1996, 2002, 2004), this study investigated learners? spontaneous attention to the linguistic aspects of Portuguese as a second language. Based on the relation between form and meaning, the study focused on the identification of linguistic forms (content words and grammatical forms) processed by two groups of learners at different levels of proficiency (pre-intermediate and advanced) during the listening, in Portuguese, of two Brazilian songs, with communicative purposes. Two sequences of listening comprehension tasks, one for each song, were elaborated and applied to both groups, in order to determine whether there is a relation between the linguistic forms processed (recognized), the level of proficiency of the learners, and the level of oral comprehension they have demonstrated. A pool of 17 learners of a Portuguese course for foreigners participated in the study. From these, 7 participants were at the pre-intermediate level and 10 at the advanced level. The statistical analysis of the results showed that both groups recognized more content words than grammatical forms in both songs. At the same time, in the case of grammatical forms, the groups showed distinct behaviors for just one song: the advanced group recognized a greater number of grammatical forms than the pre-intermediate group. About the relationship between comprehension of the song and the processed linguistic forms, the results showed that, for both songs, the participants with the highest levels of oral comprehension also displayed recognition of a greater number of linguistic forms as well as the smallest differences between the means of percentage recognition of content words for grammatical forms. Together, the results of the present study show that the Portuguese as a second language learner's spontaneous focus of attention, in a situation of oral input comprehension, follows the primacy of meaning principle, as postulated in the VanPatten's model.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187002
Date: 2018


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