Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Pinto, Fábio Machado
dc.contributor.author Machado, Débora Vanusa Brandalise
dc.date.accessioned 2018-05-24T04:03:33Z
dc.date.available 2018-05-24T04:03:33Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 352164
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186517
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract Ao nos depararmos com o universo escolar, podemos dizer que várias são as possibilidades de análise e reflexão frente a problemas há tempos conhecidos como "entraves" na relação com as práticas pedagógicas, dentre elas, a violência escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar o sentido que a experiência docente assume frente às manifestações consideradas como violência no contexto pedagógico das aulas de Educação Física da RME de Florianópolis-SC. Os sujeitos da pesquisa foram 33 professores de EF, temporários e efetivos, participantes regulares, em 2016, dos encontros de Formação Continuada oferecidos mensalmente pela SME de Florianópolis-SC. Corroborando com o objetivo central, a investigação buscou reconhecer se as violências nas aulas de EF constituem-se em problema significativo (ou não) para esse grupo de professores. Interessava saber e classificar as modalidades do que foi considerado ?violências? nas aulas, assim como, identificar os saberes docentes usados para dirimir situações de violências nas aulas. O caminho metodológico para viabilidade da pesquisa, estruturou-se dentro do aporte teórico da sociologia, sociologia da educação, filosofia e antropologia buscando, na interface com estas diferentes áreas do conhecimento, estabelecer diálogos profícuos e ampliar o entendimento acerca do objeto. Para tal, realizou-se balanço acadêmico de 2006 a 2016, que permitiu selecionar alguns trabalhos acerca das violências nas aulas de EF. Aplicou-se um questionário como técnica de coleta de informações, somado a participação durante o ano de 2016 nos encontros de formação continuada. Levando em consideração o declarativo dos professores, as considerações das quais nos aproximamos, mostrou que as manifestações de violências coabitam o espaço pedagógico das aulas de EF, destacando como interferências mais representativas a violência física e psicológica.
dc.description.abstract Abstract : When we face the school environment we can say there are many possibilities of analysis and reflexion facing long-term problems, known as ??drawbacks?? regarding to teaching practices, among them, the school violence. This research aimed to analyze the sense of the teaching experience assurance facing manifestation considered as violent in the pedagogic context in the physical education class environment of Education Network of Florianópolis ? SC. The subject of research were 33 physical education teachers, temporary and established, who regularly participated in the continuing education meeting, monthly offered by the Municipal Education Buerau of Florianópolis ? SC. Adding to the main goal, the investigation sought to recognize if the violence in physical education class constituted of a major problem (or not) for this group of teachers. It was interesting to know and classify the modalities of what was considered types of ??violence?? in P.E class, as well as, identify the teaching knowledge used to mitigate the violence situation in class. The methodological pathway to make the research feasible was structured within the contribution of Sociology theory, Education Sociology, Philosophy, Anthropology seeking on the interface of knowledge of these different areas, establishing an enriched rapport to broaden the knowledge about the subject of research. For this reason, we proceeded with an academic analysis from the year 2006 to 2016, which permitted us to select some paper works about violence in P.E classes. It was applied a questionnaire as a form of data collection, adding to the participation in the continuing education meeting during the year of 2016. Considering the teachers? declarative statements, with whom we approached, it showed us that violence manifestations coexist in the pedagogical environment of P.E classes, underlying as the most representatives the physical and the psychological types of violence. en
dc.format.extent 212 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Violência na escola
dc.subject.classification Educação física
dc.title Reflexões acerca das manifestações de violências nas aulas de educação física escolar da rede municipal de ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente
dc.type Dissertação (Mestrado)


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1286-D.pdf 2.214Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar