Saberes Geométricos para o ensino primário em documentos oficiais de Sergipe (1931-1944)

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Saberes Geométricos para o ensino primário em documentos oficiais de Sergipe (1931-1944)

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dc.contributor.author Santos, Ivanete Batista dos
dc.contributor.author Santos, Joana Kelly Souza dos
dc.date.accessioned 2018-04-25T22:26:10Z
dc.date.available 2018-04-25T22:26:10Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation SANTOS, I. B.; SANTOS, J. K. S. dos. 'Saberes Geométricos para o ensino primário em documentos oficiais de Sergipe (1931-1944). Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v.7, n.1, p.83-102, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185874
dc.description Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/112 pt_BR
dc.description.abstract Neste texto é apresentado um exame sobre os saberes geométricos em Sergipe, a partir do objetivo de identificar se e como os saberes geométricos foram prescritos nos documentos oficiais de Sergipe ao longo dos anos de 1931 a 1944. Para isso foram tomadas por fontes Leis, Decretos, Regulamentos e os Programas de Ensino dentro do marco estabelecido. O marco cronológico foi definido a partir das fontes contempladas nesta pesquisa. Foram tomados Ragazzini (2001) e Valente (2013) para o entendimento sobre fontes, Valente (2013) com relação a história da educação matemática e Leme da Silva (2015) sobre saberes geométricos. Constatou-se que os saberes geométricos foram prescritos em Desenho, Trabalhos Manuais e Matemática, as recomendações eram de que o ensino fosse abordado de modo natural, instigando o aluno a construir seu conhecimento a partir do cotidiano. Com relação ao método, este só foi identificado no ano de 1931 que indicava uma mudança no que diz respeito ao papel do aluno e do professor, com o primeiro deixando de apenas observar e passando a ser construtor do seu conhecimento, a partir da mediação do segundo. Por fim, infere-se que os saberes abordados versavam entre linhas, ângulos, formas e sólidos geométricos, não sofrendo alterações significativas ao longo do marco estabelecido. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Saberes Geométricos pt_BR
dc.subject Ensino Primário pt_BR
dc.subject Sergipe pt_BR
dc.title Saberes Geométricos para o ensino primário em documentos oficiais de Sergipe (1931-1944) pt_BR
dc.type Article pt_BR


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