De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe
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dc.contributor.author |
Santos, Ivanete Batista dos |
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dc.contributor.author |
Santana, Janayna Bispo |
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dc.date.accessioned |
2018-04-25T22:25:15Z |
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dc.date.available |
2018-04-25T22:25:15Z |
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dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, I. B.; SANTANA, J. B. De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe. Caminhos da Educação Matemática em Revista (on-line), v.7, n.1, p. 04-21, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185871 |
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dc.description |
Disponível em: 'https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/105/95 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho é apresentada uma descrição de um processo de formação de historiadores da educação matemática em Sergipe, com destaque para os vinculados ao GHEMAT-SE e NIHPEMAT, a fim de destacar aspectos relacionados aos caminhos percorridos pelos pesquisadores para a descoberta da história da educação matemática, as primeiras leituras que devem ser realizadas, o encontro com as fontes, e o processo pelo qual se dá as primeiras produções nesta área de pesquisa. Para tal, foi aplicado um questionário a dez pesquisadores que produziram trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrados no âmbito da história da educação matemática, do Departamento de Matemática (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFS), respectivamente. Como suporte teórico utilizamos Valente (2013) para compreensão do que é história da educação matemática e o ofício do historiador; e Santos (2016) para o entendimento do processo de refinamento em pesquisas históricas. Foi possível constatar que os sujeitos investigados conheceram a HEM na graduação ou no mestrado e que possuem dificuldades como: o uso do ferramental teórico metodológico, uso de termos e como justificar uma pesquisa histórica. Identificamos que uma etapa fundamental para os sujeitos investigados é a revisão bibliográfica de pesquisas já realizadas que se aproximam com seu tema. Além disso, o encontro com as fontes faz parte do seu processo de formação como historiador, evidenciando uma preocupação em conservar a materialidade da fonte e disponibiliza-las para outros pesquisadores. Por fim, na produção de trabalhos destes sujeitos há um processo que parte do mapeamento de trabalhos e em seguida, com uma questão de pesquisa, o historiador vai em busca de fontes que privilegiem a temática abordada para então realizar um exame destas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Historiadores da educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do historiador da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
De repente historiador (a) da educação matemática: descrição de um caso de formação em Sergipe |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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